Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Alunos da Emef Porto Novo, de Lajeado, se encantam com descobertas de pesquisas realizadas na Univates

Postado as 15/09/2022 15:08:03

Por Lucas George Wendt

Divulgação


Nos dias 23, 24 e 30 de agosto, as turmas de 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Novo, de Lajeado, visitaram a Universidade do Vale do Taquari - Univates. 

A proposta da visita era realizar um encontro dos alunos com pesquisas que estão acontecendo na Universidade, pois, na escola, durante as aulas de Atividade Especializada Complementar, que estão sob a responsabilidade das professoras Alissara Zanotellie e Louise Spencer, as crianças trabalham sobre os processos de pesquisa. 

Alissara explica que, desde o início do ano, os estudantes vêm trabalhando com termos relacionados à pesquisa , como investigar, coletar, observar, registrar, criar, comparar e analisar. “A visita, então, se torna fundamental para perceber a abrangência de uma pesquisa, nos diversos âmbitos da vida. Na Univates visitaram o projeto Oitentena, o Museu de Ciências, com pesquisas sobre a Acarologia, a Paleobotânica e a Arqueologia”. 

O aluno Enzo Gomes revela que o que mais lhe chamou a atenção foi a pesquisa sobre Acarologia, no Museu de Ciências, porque considera interessante ver os ácaros no microscópio, já que quase não é possível vê-los no dia a dia. Já Joaquim Orlandi ressalta que a pesquisa Oitentena também foi interessante para perceber, nos desenhos de outras crianças, o que elas pensam e falam sobre a pandemia. 

A atenção de Viccenzo Weschenfelder focou no fato de haver peixes fossilizados. Ele também apreciou saber mais sobre Arqueologia, porque não sabia que os índios faziam artefatos elaborados. 

Pablo da Silva dos Santos também se interessou pela Arqueologia pois ela permite a descoberta do que faziam os índios há muito tempo. Também se empolgou com a Paleobotânica, surpreso por saber que as plantas também viraram fósseis. Pablo ainda declarou que quer ser paleontólogo para poder ver e estudar fósseis de dinossauros - um de seus assuntos preferidos.

A professora Alissara menciona que as crianças demonstraram curiosidade pelas pesquisas. No decorrer da semana, os alunos puderam compartilhar o que viram e realizaram perguntas uns aos outros, com diversas curiosidades sobre os temas vistos na Univates. Alissara ainda agradece a generosidade dos pesquisadores com as crianças, pois eles se sentiram acolhidos pela Universidade, algo que, na opinião da professora, é algo que só agrega à aprendizagem das crianças.

Divulgação

A partir dessa vivência e em parceria com as professoras titulares, Anelise Schwingel, Núbia Hamester e Fabiana Fava e Silva, será dado início, na escola, ao “Projeto Vivenciando Descobertas”, que tem como objetivo oportunizar às crianças experienciar a pesquisa como forma de construção do conhecimento. Nessa proposta, o professor é o mediador que orienta e auxilia no encaminhamento da pesquisa. 

Conforme a coordenadora pedagógica da escola, Adriana Conte Feil, é ele que provoca, desafia e também dá suporte à criança em sua trajetória de descobertas. “Pode-se dizer que a proposta foge ao planejamento engessado do professor, mas não existe longe de sua intenção pedagógica”. Nesse sentido, por oferecer estrutura de ensino, pesquisa e extensão, a Universidade é uma parceira do projeto. 

A coordenadora pedagógica lembra que o projeto nasceu do desejo de promover um encontro com o inusitado, com aquilo que não foi planejado e pensado primeiramente pelo professor. “Um encontro com o que há de encantador nesse tempo criança – a alegria da descoberta e a curiosidade que move o universo infantil”, diz ela. 

Agende sua visita ao Museu

O Museu está aberto à visitação da comunidade interessada. As visitas guiadas devem ser agendadas com antecedência. O agendamento pode ser feito pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505, pelo e-mail mcn@univates.br ou pessoalmente na Secretaria do MCN, localizada na sala 108 do Prédio 8. 

Logo ods