Profissionais de Teutônia participam de formação de professores

Postado as 14/09/2022 16:13:59

Por Pietra Darde

Viviane Theves

Com atividades desde o início de julho, cerca de 100 profissionais da educação de Teutônia participaram da formação de professores, promovida pela Assessoria Pedagógica Externa (APE) da Universidade do Vale do Taquari - Univates. O encerramento da formação aconteceu no último sábado, dia 10 de setembro, na Univates, após dois encontros realizados no município de Teutônia.

A formação era destinada aos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, que participaram de oficinas e de diversas atividades relacionadas às suas áreas de conhecimento. Além da formação para os professores, também foi oferecida formação para gestores com a professora Roberta Acorsi.

A coordenadora da Secretaria da Educação de Teutônia, Ana Cristina Petter,  destacou que “Oportunizar momentos de estudo e de reflexão é imprescindível em tempos que exigem do professor o enfrentamento diário de desafios. A formação desenvolvida pela Univates mobilizou o pensar pedagógico em falas, interações e ações significativas. Trouxe o envolvimento ativo e o repensar da gestão e da docência nos anos finais do Ensino Fundamental, dentro dos espaços escolares, culminando em um momento ímpar na Universidade, possibilitando aos professores a experienciar novamente a vivência de serem seres aprendentes”.

O encerramento da atividade na Univates possibilitou que os participantes vivenciassem e experimentassem os espaços da Universidade. Entre os participantes esteve o professor de Biologia Evandro Biondo, que é ex-aluno da Instituição. Ele avaliou a formação de forma positiva.

“Gostei muito da formação. Recebemos todo o suporte necessário. As atividades foram importantes e podem ser utilizadas em nossas aulas práticas. Voltei à Univates depois de um bom tempo. Fiz graduação, pós-graduação e mestrado na Instituição. Tenho boas lembranças e o sentimento de felicidade por poder voltar e por meio de uma formação para docentes poder construir mais aprendizado”, contou Evandro.

Sobre a APE

As assessorias pedagógicas (cursos, oficinas e palestras) in company são programações desenvolvidas para atender às necessidades específicas de cada município ou escola quanto à formação, atualização e qualificação de seus professores. As programações são elaboradas a partir de diagnóstico, com a participação dos profissionais da própria escola ou da Secretaria de Educação e com a utilização de metodologias e tecnologias educacionais flexíveis, tornando-as customizadas e voltadas diretamente ao atendimento das necessidades identificadas. Podem ser desenvolvidas nos municípios ou nos ambientes da Univates, a critério do contratante. O corpo docente é constituído de profissionais com formação acadêmica e experiência profissional relevante. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7059 ou pelo e-mail ape@univates.br.

Viviane Theves

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods