Graduação, um sonho concretizado na Univates EAD de Encantado

Postado as 05/08/2022 13:16:52

Por Imprensa da ACI-E

Ana Amélia Ritt

O ano de 2022 deve consolidar a Educação a Distância (EAD) como a preferida dos brasileiros, em comparação à modalidade presencial. A projeção é resultado de uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), que constatou que a procura pela EAD aumentou 59% entre os anos de 2020 e 2021, em comparação a períodos anteriores. É consenso que a pandemia de covid-19 acelerou o processo, sobretudo pela necessidade de atividades em home office, porém os dados do Censo da Educação Superior do Ministério da Educação revelam que o número de matrículas na EAD já apresentava crescimento de 379% entre 2009 e 2019, período anterior à pandemia.

Em Encantado, a EAD da Universidade do Vale do Taquari - Univates foi o caminho encontrado por Rosane Invernizzi, 52 anos, para realizar o sonho de cursar uma graduação. Após 19 anos de trabalho na área administrativa de uma empresa, ela decidiu se reinventar. Largou o emprego e começou a trabalhar como doméstica e merendeira em uma escola. A rotina mais próxima das crianças despertou em Rosane a vontade de seguir na área da educação. “As pessoas, entre elas minha filha, me diziam que eu tinha jeito para cuidar de criança. E eu gostava mesmo. Aprendi muito na escola, foi minha base”, comenta.

Incentivada pela filha, que já era aluna da EAD da Univates, Rosane foi até a sede do polo, na Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), para buscar mais informações sobre o curso de Pedagogia. “Fiquei muito entusiasmada, principalmente ao verificar os valores acessíveis das mensalidades. Nunca pensei que fosse cursar uma graduação”, afirma.

Um dos receios de Rosane ao decidir pelas aulas on-line era a dificuldade de conseguir acessar o conteúdo pelo computador. “Eu estava um tempo parada, sem mexer com informática”, conta. Porém, a adaptação foi rápida e fácil. “O sistema virtual da Univates é muito bem organizado. As aulas ficam gravadas e você pode acessá-las quando quiser. Tem as videoconferências, nas quais você interage com os professores e tira dúvidas. Tudo fica gravado. O suporte também é eficiente. As atividades aparecem na tela com os prazos. Você pode se organizar. É muito tranquilo. É como se as aulas fossem presenciais”, relata.

Divulgação/Acervo pessoal

Outra vantagem, segundo Rosane, é o melhor aproveitamento do tempo. “Você pode assistir às aulas na hora em que você quiser. Não precisa sair de casa, se preocupar com transporte, ficar duas horas no ônibus e voltar tarde da noite”, acrescenta. “O polo de Encantado também dá todo o suporte. Não tem que ter medo. Indico para todo mundo”. Atualmente, Rosane faz estágio em uma escola de Educação Infantil de Encantado. A formatura está prevista para 2025.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods