Alfabeletrando completa um mês de atividades e já promove avanços na aprendizagem dos alunos

Postado as 20/07/2022 16:45:44

Por Natalia Nissen

Nesta quarta-feira, 20, o Laboratório de Alfabetização – Alfabeletrando completa um mês de atividades na rede municipal de educação de Lajeado. Mesmo com o projeto ainda em fase inicial, professores já percebem o avanço na leitura e escrita dos alunos beneficiados pelas aulas complementares no contraturno escolar.

Os primeiros retornos sobre os resultados do projeto foram compartilhados com professores e monitores do Alfabeletrando durante uma visita da secretária de Educação de Lajeado, Adriana Vettorello, e da coordenadora pedagógica geral da Secretaria, Roseli Angélica Berté, à Universidade do Vale do Taquari - Univates, na terça-feira, 19.

Conforme Roseli, muitos professores das escolas municipais relataram que os alunos estão mais motivados em sala de aula e comentam sobre as atividades realizadas no turno inverso, e destacando que o progresso no processo de aprendizagem é evidente. Na ocasião, os profissionais que atuam no Alfabeletrando também compartilharam suas percepções sobre as primeiras semanas de trabalho e a satisfação em fazer parte de um projeto que impacta a formação de centenas de alunos.

Natalia Nissen

“Sempre destacamos a riqueza de uma equipe formada por pessoas com trajetórias tão diferentes. Temos aqui estagiários em início de curso, professores que estão começando a caminhada profissional e outros que já têm uma longa experiência em sala de aula. É assim que a gente cresce e evolui”, reforça a coordenadora.

Para Adriana, o Alfabeletrando é um projeto que desafia profissionais da educação de forma muito positiva, uma vez que propõe uma rotina e atividades pedagógicas diferenciadas. “Todo nosso trabalho é focado em aprendizagem, e ver o engajamento de professores e monitores é muito gratificante. Essa parceria com a Univates é muito importante para toda a rede de educação de Lajeado, que é grande e diversa, e já estamos colhendo os frutos. Estamos em uma caminhada promissora”, afirma.

A professora doutora Grasiela Kieling Bublitz, coordenadora do Alfabeletrando, ressalta que a equipe envolvida nas atividades participa de trocas de ideias constantemente. “Conversamos semanalmente e ajustamos o que é necessário para aprimorar o trabalho”, explica.

Saiba mais sobre o projeto

O Laboratório de Alfabetização – Alfabeletrando atende cerca de 500 alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental que tiveram a aprendizagem prejudicada em razão da pandemia de covid-19. As atividades ocorrem duas vezes por semana no contraturno escolar, com aulas nas segundas e quartas-feiras nas próprias escolas que possuem atividades no turno inverso e em terças e quintas-feiras, na Univates, para escolas que não possuem atividades no contraturno.

O Alfabeletrando também é desenvolvido em Garibaldi, no Rio Grande do Sul, e em Nova Mutum, no Mato Grosso, por meio de parcerias da Univates com as prefeituras desses municípios. No total, são cerca de mil crianças atendidas por essas iniciativas.

Natalia Nissen

Logo ods