Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisadores gaúchos anunciam criação da Rede BioFood

Postado as 15/07/2022 09:34:07

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univates

A Universidade do Vale do Taquari - Univates é uma das instituições integrantes da Rede BioFood, criada recentemente com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), por meio do edital do Programa de Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas do Rio Grande do Sul (Rites-RS). Cerca de 30 pesquisadores estão vinculados à iniciativa, que recebeu, no total, aporte financeiro de R$ 2,2 milhões. 

A rede envolve universidades privadas e públicas, nomeadamente: Ufrgs, UFFS, UFSM, Uergs, Unisinos, Univates, UFCSPA, UCS, IFRS e Furg; o Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF); a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS; e a empresa Quatro G Biotecnologia. 

Sob coordenação do professor doutor Marco Antônio Záchia Ayub, da Ufrgs, o projeto tem como objetivo a criação de um centro regional de pesquisa permanente para o desenvolvimento da ciência e tecnologia de bioprocessos e biotecnologia aplicados à industrialização de alimentos de qualidade e inovadores, em um sistema de economia circular, com integração completa de ciclos produtivos. 

O objetivo geral será buscado pelo desenvolvimento permanente de tecnologias de bioprocessos para o aproveitamento de todos os resíduos e subprodutos da indústria agroalimentar do Estado do RS, visando à conversão desses materiais em produtos de alto valor agregado voltados à criação de novos alimentos e melhoria da qualidade nutricional de alimentos já existentes.

A professora doutora Claucia Fernanda Volken de Souza é a representante institucional da Univates no projeto. Bolsista de iniciação científica, doutorando e pós-doutorando vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) também compõem a equipe juntamente com ela. 

Lucas George Wendt

Catorze projetos serão desenvolvidos de forma conjunta durante quatro anos por diferentes pesquisadores das universidades que compõem a rede. Os projetos serão em uma das seguintes áreas de atuação: enzimas para uso industrial em alimentos, produção de probióticos, produção de prebióticos, outros metabólitos de interesse industrial e biocombustíveis/biofertilizantes. A equipe da Univates desenvolverá o projeto “Desenvolvimento de estratégias biotecnológicas visando à aplicação industrial de peptidases e beta-galactosidases na hidrólise de soros lácteos”, que está vinculado à área de atuação “enzimas para uso industrial em alimentos”.

“Minha expectativa é aprimorar as pesquisas desenvolvidas na Univates por meio da interação e troca de conhecimento com os pesquisadores da rede e do compartilhamento de equipamentos robustos, que qualificam os resultados experimentais obtidos nos projetos”, relata a pesquisadora Claucia. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods