Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Univates concede primeiro título de professor emérito de sua história a Roque Bersch, por suas contribuições ao Ensino Superior no Vale do Taquari

Postado as 14/07/2022 10:28:44

Por Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Como parte das ações do Seminário Institucional, evento que aconteceu na Instituição na quarta-feira (13), uma sessão solene do Conselho Universitário (Consun) da Universidade do Vale do Taquari - Univates foi realizada especialmente para homenagear e entregar ao ex-professor Roque Danilo Bersch o título honorífico de Professor Emérito. O evento foi realizado no Teatro Univates, a partir das 17h. Esta é a primeira honraria acadêmica entregue pela Univates. A solenidade foi acompanhada por representantes da comunidade acadêmica e pela comunidade regional. 

No mês em que a Instituição comemora cinco anos de transformação em Universidade, celebram-se os relevantes serviços prestados por Bersch ao Ensino Superior no Vale do Taquari, o qual contribuiu, por mais de quatro décadas, para o progresso e o reconhecimento da Instituição e para o desenvolvimento regional. Ao longo de sua trajetória de mais de 40 anos de docência e de vínculo direto com o Ensino Superior no Vale do Taquari, Bersch foi um dos principais protagonistas para a implantação e consolidação da educação na região.

O ex-professor ocupou diferentes cargos de direção nas entidades que precederam a constituição formal da Universidade do Vale do Taquari - Univates, sendo o seu envolvimento e empenho com esses projetos parte importante do que hoje é o Ensino Superior no Vale do Taquari, vivido e construído cotidianamente por milhares de pessoas.

Logo após sua graduação em 1972, o professor Roque Bersch passou a integrar o quadro docente da Instituição e sempre esteve envolvido com grandes projetos até 2020. Quando iniciou seu envolvimento com o Ensino Superior no Vale do Taquari, a Univates não tinha mais do que um prédio, cerca de 300 alunos e três dezenas de funcionários, entre professores e técnico-administrativos. Quando o professor deixou a Instituição, ela era composta por mais de 20 prédios, cerca de 12 mil alunos, mais de 400 professores e mais de 1 mil funcionários técnico-administrativos. 

Junto aos representantes da Fates, o governador do Estado, Antônio Brito, e o Secretário Estadual de Ciências e Tecnologia, Telmo Frantz. Anos1990

Junto aos representantes da Fates, o governador do Estado, Antônio Brito, e o Secretário Estadual de Ciências e Tecnologia, Telmo Frantz. Anos1990

Acervo do CMDPU/Univates

Junto aos representantes da Fates, o governador do Estado, Antônio Brito, e o Secretário Estadual de Ciências e Tecnologia, Telmo Frantz. Anos1990
Junto aos representantes da Fates, o governador do Estado, Antônio Brito, e o Secretário Estadual de Ciências e Tecnologia, Telmo Frantz. Anos1990

Acervo do CMDPU/Univates

Despedida de Bersch do cargo de presidente da Fuvates em 2013
Despedida de Bersch do cargo de presidente da Fuvates em 2013

Tuane Eggers

Roque Bersch e Ney Lazzari no evento de transformação da Univates em Universidade, em 2017
Roque Bersch e Ney Lazzari no evento de transformação da Univates em Universidade, em 2017

Elise Bozzetto

 

Além das realizações na Univates, o professor Roque também contribuiu para o cenário da educação superior no País, participando de entidades representativas do setor, como a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), a Associação Nacional de Centros Universitários (Anaceu) e a Fundação Nacional de Desenvolvimento da Pesquisa (Funadesp). Além disso, recebeu o título de Cidadão Lajeadense, concedido pela Câmara de Vereadores de Lajeado. 

Acervo do CMDPU/Univates

Foto de Bersch ao longo de sua trajetória na Univates

Foto de Bersch ao longo de sua trajetória na Univates

Trajetória na Univates 

Em 1972, Roque Danilo Bersch se formou na primeira turma do curso de Letras da Faculdade de Educação e Letras do Alto Taquari (Felat), mantida pela Associação Pró-Ensino Universitário do Alto Taquari (Apeuat) em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O vínculo profissional do professor Roque com a Instituição iniciou em 1º/03/1973 e se estendeu até 02/01/2013. 

Entre 1978 e março de 1985 foi presidente da Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (Fates). 

Nas décadas de 1970 e 1980 foi membro da equipe editorial da Revista Signos. 

Em 1980 Bersch foi empossado como vice-diretor da Felat, nessa época faculdade vinculada à Fates. 

Entre os anos de 1984 e 1990 exerceu o cargo de chefe do Departamento de Letras.

Na década de 1990 foi presidente do Conselho Superior Acadêmico e Administrativo (CSAA) da Fates. 

No início da década de 1990 o professor Roque esteve envolvido com o grupo de trabalho responsável pela constituição do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat). 

Entre 1997 e 1999 atuou como vice-diretor geral da Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior (UNIVATES).

Entre os anos de 1999 e 2004 exerceu o cargo de vice-reitor do Centro  Universitário UNIVATES.

De 1997 a 2000 foi novamente presidente da Fates.

No ano de 2000 passou a exercer a função de presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), até 2012.

Entre os anos de 2004 e 2020 foi membro do Consun.

De 2012 a 2020 também foi membro do Conselho de Administração da Fuvates.

Lucas George Wendt



Pronunciamentos da direção 

Durante a solenidade, pronunciamentos foram feitos pelo presidente da Fundação Univates, Ney José Lazzari; pela reitora da Univates, professora Evania Schneider; e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Carlos Candido da Silva Cyrne. Bersch também se pronunciou. 

 

O primeiro a usar o microfone foi Lazzari, que fez um relato de sua relação com o professor Bersch. “Estamos no meio de uma discussão sobre o planejamento estratégico nesta semana. Hoje pela manhã iniciamos abordando nossa história. Neste mês estamos completando cinco anos de universidade, meta atingida por e para toda a comunidade. São 53 anos de Ensino Superior no Vale. Hoje estamos concedendo o primeiro título de Professor Emérito a um docente desta Universidade”, iniciou. “São 81 anos do professor Roque, dos quais 51 são de ligação com a Univates. É uma vida vivida com a Instituição. A história dele começou antes de sequer haver prédios onde hoje é nosso campus”, recordou. 

“Além de todas as ocupações, ele é um amigo e uma referência para mim. Recordo que conheci o professor em 1978, quando já era presidente da Fundação. Em momentos de discussões sobre o futuro da Instituição, há cerca de 30 anos, o professor Roque foi um personagem importante para que não abríssemos mão de ter a Universidade do Vale do Taquari. Apostamos em ter nossa universidade regional, o que aconteceu em 2017”, relatou Lazzari. 

“Roque também foi protagonista na consolidação do Codevat. O professor é um exemplo de espírito comunitário, de retidão, de cuidado com as pessoas. Esses valores estão no DNA da Univates. Mesmo nos momentos mais difíceis, o professor Roque soube manter a ponderação e a reflexão. O amor às pessoas transforma o professor Roque numa das pessoas mais importantes deste Vale. Nós, da Fundação Univates, esperamos honrar dignamente os que nos precederam, inclusive você”, disse, referindo-se diretamente a Bersch. “Vocês nos deixaram um patrimônio cultural e intelectual, uma razão de ser. Vocês nos deixaram um propósito”, finalizou o presidente da Fundação.  

Lucas George Wendt

Cyrne foi o responsável por apresentar a trajetória de vida de Bersch a partir de relatos pessoais e entrevistas concedidas pelo professor. A reitora da Univates foi a última a se pronunciar. “Que alegria poder participar de um momento como este. Iniciei minha trajetória na Univates em 1997 e foi ali que conheci o professor Roque. Não poderíamos estar comemorando os 53 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari se não fosse pela luta do professor. Somos uma Universidade de excelência em tudo o que fazemos. Só somos Univates por pessoas como Roque Bersch. Obrigada, professor! Vida longa à Univates e vida longa ao senhor!”.   

Pronunciamento do homenageado

Em seu pronunciamento, Roque disse ter refletido sobre a homenagem quando recebeu o convite. “O convite aponta uma pessoa. Talvez o destino correto dessa homenagem seja um grupo de pessoas que defendeu uma causa ao longo de mais de quatro décadas. A causa: o ensino e a educação. Penso que aqui talvez eu esteja representando esse coletivo. Aceito com muita alegria e orgulho esse título, que representa esse grupo de amigos e colegas, cujo envolvimento com a construção da Univates alcançou significativo êxito”, iniciou Bersch. 

“Nossa causa sempre foi nobre. Se em determinados momentos estive incumbido de dirigir ações, se essas tarefas andaram a contento, foi porque as executamos fiéis aos nossos princípios e valores, alinhados à comunidade regional”, destacou. “Quem foram os meus parceiros nessa jornada? Colegas de várias instituições com as quais tive contato ao longo da minha caminhada. Fui aprendendo com as pessoas ao longo dos anos a arte de educar e direcionar”, recordou. 

Lucas George Wendt

Para o sempre professor, o projeto do Ensino Superior no Vale do Taquari é grandioso. “Agradeço a confiança em mim depositada pelos pioneiros desse projeto, que convidaram, aos poucos, os ex-alunos das faculdades, na década de 1970, para se engajarem nessa obra. Hoje, vocês são chamados à responsabilidade de continuar, qualificar e ampliar a Instituição, para que ela cumpra a missão de responder aos anseios e às necessidades de desenvolvimento no Vale do Taquari, exatamente como foi em 1972, comigo”, disse. 

“Faço menção especial a todos os cidadãos da região que, generosamente, estão no Conselho de Administração da Fundação atuando ao longo de cinquenta anos. Agradeço também aos meus familiares ‒ minha esposa, Dolores, nossos filhos e netos, meus irmãos. Dolores, você foi especial”, falou Roque, emocionado. 

Recordando os momentos complicados ao longo da trajetória na Instituição, Bersch prosseguiu. “Não foi só de rosas o caminho da Univates até aqui. Hoje está conferido o status de universidade àquela iniciativa audaciosa iniciada na década de 1960. Com ele veio a responsabilidade de impulsionar o desenvolvimento, mantendo ações adequadas à realidade e às aspirações do Vale do Taquari. Essas aspirações são dinâmicas e complexas. A Fates foi fundada por uma comunidade, por isso ela deve ser administrada por uma pluralidade. Conclamo à Universidade seguir atendendo aos anseios do Vale do Taquari”, finalizou. 

Foto de Bersch ao longo de sua trajetória na Univates

Acervo do CMDPU/Univates

Uma vida dedicada à educação 

Roque Danilo Bersch nasceu no dia 13 de março de 1941, no município de Arroio do Meio. É filho de José Bersch e de Helma Brod Bersch. É casado com Maria Dolores Bersch, com quem teve sete filhos. Depois da graduação em Letras, em 1979 concluiu o mestrado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

Além de atuar com o Ensino Superior no Vale do Taquari, Bersch foi professor de Ensino Fundamental, nas séries iniciais, de 1961 a 1970, na Sociedade Escolar Dona Rita, em Arroio do Meio, e atuou também como professor de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Latina no Seminário Sagrado Coração de Jesus e nas Escolas São Miguel, em Arroio do Meio, e Érico Veríssimo, em Encantado, de 1961 a 1983.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Roque Bersch e Ney Lazzari no evento de transformação da Univates em Universidade, em 2017

Roque Bersch e Ney Lazzari no evento de transformação da Univates em Universidade, em 2017

Elise Bozzetto

Logo ods