Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Seminário Institucional promove reflexão sobre os cinco anos de transformação da Univates em universidade

Postado as 13/07/2022 15:17:54

Por Lucas George Wendt e Natalia Nissen

Liniker Pereira Duarte

A Universidade do Vale do Taquari - Univates está realizando mais uma edição do Seminário Institucional. O evento acontece nesta quarta-feira, 13, objetivando ser um espaço de reflexão sobre o fazer pedagógico e as diretrizes estratégicas da Instituição. Esta edição do evento também marca simbolicamente o início da comemoração do aniversário de cinco anos da transformação da Univates em Universidade do Vale do Taquari. 

Na abertura, os pronunciamentos de boas-vindas foram feitos pela reitora, professora Evania Schneider; pela pró-reitora de Ensino e vice-reitora, professora Fernanda Storck Pinheiro; e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Carlos Candido da Silva Cyrne. Após a abertura oficial do evento, no Teatro Univates, a programação do Seminário Institucional seguiu durante a tarde, com atividades voltadas aos grupos de docentes e técnico-administrativos.

Natalia Nissen

Pronunciamentos 

Cyrne fez um resgate histórico da trajetória da Univates, desde o início do Ensino Superior na região até 2016. “Somos um exemplo para outras instituições ‒ especialmente para aquelas que ainda são menores do que nós ‒ de que se pode crescer, fazendo um trabalho sério e com relevância, e contribuir para a melhoria de suas regiões. Isso é parte do que nos trouxe até aqui. Se a base é sólida, e entendo que é, precisamos continuar construindo”, destacou.

Natalia Nissen

A pró-reitora de Ensino falou do presente da Univates enquanto universidade, destacando os desafios da educação na atualidade. “A pandemia foi mais um desafio, que trouxe novas necessidades e alterou tudo que estava programado. Foi um período em que a Instituição assumiu um protagonismo maior na comunidade”, argumentou Fernanda. “Também aprovamos uma mudança de estrutura interna ‒ uma reorganização da mantenedora e das mantidas. É um movimento importante, e não teremos problemas em reajustar o que for necessário para estabelecer uma maior participação de todos”. 

A professora também abordou em seu pronunciamento o Aula+, projeto de ensino autoral da Univates e, por isso, também desafiador. 

Natalia Nissen



A reitora, em seu pronunciamento, abordou os desafios da educação no contexto atual e as perspectivas para a Univates. Revelou, em sua declaração, os desafios para o futuro da Instituição. 

Lucas George Wendt

Programação seguiu

Após a abertura, a programação seguiu no Centro Cultural. Docentes e técnico-administrativos foram convidados a apresentar projetos em desenvolvimento nas diferentes áreas no formato das TED Talks. Com pronunciamentos de cerca de 20 minutos, cada um dos nove projetos selecionados para apresentação foi abordado em momentos distintos, permitindo aos ouvintes a participação em mais de uma atividade e o contato com múltiplas iniciativas em curso na Universidade.  

Lucas George Wendt

Introdução de ferramentas e métodos ágeis de trabalho, expansão do Aula+, políticas de Gente e Gestão da Univates, Universo Univates, Programa Univates Digital, negócios inovadores e inteligência de mercado foram algumas das apresentações feitas. 

Historicamente, o Seminário Institucional, organizado pelo setor de Planejamento da Univates, é realizado antes do início do semestre letivo geral. Paralelamente ao Seminário, também acontece o Programa Institucional de Qualificação Docente, promovido pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP). 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods