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Elise Bozzetto

Estudantes de Ensino Médio podem atuar como bolsistas na Univates

Postado as 06/07/2022 10:30:36

Por Lucas George Wendt

A estudante Daniele Kich, de 17 anos, atualmente está matriculada no Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela. Antes mesmo de ingressar na graduação, ela já atua como bolsista de Ensino Médio em grupo de pesquisa na Univates. Essa é uma possibilidade aberta na Instituição para jovens que queiram se experimentar na pesquisa. Os interessados podem contatar os pesquisadores da Univates, de acordo com a área de interesse e a disponibilidade de bolsas ou de atividades voluntárias, para obter informações.

A jovem tem suas atividades vinculadas ao grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), liderado pela pesquisadora Dra. Angélica Vier Munhoz. Recentemente Daniele recebeu menção honrosa por um trabalho apresentado no VI Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento, evento que aconteceu em junho. 

 

Divulgação/Acervo pessoal

O resumo apresentado por Daniele no evento é parte do projeto de “Mapeamento e análise acerca da educação a distância (EAD)”, desenvolvido no grupo de pesquisa CEM. O trabalho relata a criação de um glossário para a área da EAD. Além da estudante, as docentes doutoras Angélica Vier Munhoz, Cláudia Inês Horn e Maria Elisabete Bersch assinam o trabalho.

“A experiência de ser bolsista está sendo muito boa. Estou aprendendo muitas coisas novas relacionadas a fazer pesquisa. Conheci pessoas e pude ter contato com professoras e um ambiente universitário”, destaca Daniele. “Ser bolsista ao longo do ensino médio contribui para minha formação. Com a bolsa eu aprimorei muito a minha escrita, aprendi como desenvolver uma pesquisa e tive várias experiências que me trouxeram novos conhecimentos, o que me deixou mais capacitada para realizar meus estudos”.

A estudante se diz dividida entre cursar Letras ou partir para algum curso na área da Saúde, mas não duvida que, no futuro, a investigação acadêmica fará parte de sua trajetória. “Acredito que o mais positivo ao longo desse processo foi aprender a fazer pesquisa, pois é algo que eu não teria aprendido no ensino médio e que sei que será importante para uma futura graduação”.

Sobre o destaque recebido ao longo do evento, ao ser agraciada com menção honrosa, Daniele comenta estar grata. “Fiquei muito feliz e me senti recompensada, pois me dediquei na minha trajetória como bolsista de pesquisa e, com essa menção, pude perceber que estou fazendo um bom trabalho”. 

Saiba mais sobre o projeto que a Daniele e as pesquisadoras apresentaram

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um glossário multimídia, composto por textos escritos, áudios, vídeos e outras mídias, tomando como palavras-chave a EAD em seus entrecruzamentos com a aprendizagem e a docência inventiva. A elaboração do glossário, que utiliza como conceitos centrais os verbetes aula, docência inventiva, aprendizagem, ensino, interação, tecnologia, entre outros, está sendo feita por meio do estudo da arte desenvolvido em parceria com o Bolsista de Iniciação à Pesquisa da graduação e das entrevistas realizadas com professores e estudantes de diferentes cursos de Graduação da Univates. 

A partir do levantamento bibliográfico realizado no Portal da Capes foram identificados artigos que se aproximam da temática. Em seguida, a leitura das palavras-chave e dos resumos possibilitou selecionar os trabalhos que se encontram relacionados aos objetivos da pesquisa. Eles foram lidos e fichados, tendo em vista a produção de um glossário pessoal em torno dos conceitos que permeiam a educação a distância. Além disso, a análise desses conceitos provisórios fundamentou a elaboração de um roteiro semiestruturado para as entrevistas, as quais serão utilizadas para a produção de depoimentos acerca dos conceitos presentes no glossário. 

Espera-se, com os resultados finais, a partir da produção do glossário audiovisual, problematizar e trazer novos significados para essas palavras colonizadas acerca da educação a distância, assim como contribuir com a discussão da educação a distância como um todo. 

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