Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates é escolha de profissionais para segunda e terceira graduação

Postado as 06/07/2022 10:05:10

Por Lucas George Wendt

Elise Bozzetto

Cursar uma segunda ou uma terceira graduação está cada vez mais comum. De modo geral, existem duas grandes razões que levam a essa prática: a vontade de mudar de área e a alternativa de se qualificar para melhorar a posição no mercado de trabalho. Quando se trata de Educação a Distância (EAD), realizar uma ou mais graduações complementares se torna ainda mais popular. Na Universidade do Vale do Taquari - Univates diversos são os estudantes que já têm uma graduação - alguns têm duas - que buscam a Universidade para seguir os estudos. 

Helena Dalmásia Rodrigues Vargas

Divulgação/Acervo pessoal



Carlos Barbosa

O polo EAD da Univates em Carlos Barbosa é a sede dos estudos de Helena Dalmásia Rodrigues Vargas. Atualmente ela cursa Engenharia de Produção, tendo já se formado em Logística pela Univates. A jovem tem 29 anos e credita à vontade de evoluir profissionalmente a busca constante por conhecimento. “Encarar uma segunda graduação é um grande desafio. Vejo como vantagem ampliar cada vez mais meus conhecimentos. Acredito que isso irá me proporcionar uma grande bagagem de conhecimento profissional, me trazendo mais possibilidades nas áreas de trabalho futuramente”. 

Divulgação/Acervo pessoal

Kewin Marcelo Zappas

Kewin Marcelo Zappas




Kewin Marcelo Zappas tem 21 anos de idade e, assim como Helena, também é de Carlos Barbosa. Ele é um dos estudantes do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, mas já é formado em Gestão de Recursos Humanos, também pela Univates. Ele considera a Universidade uma influencia positiva na sua formação. “Acredito que as empresas, no ato da contratação, levam em conta a universidade em que foi realizado o curso, e a Univates está entre as grandes universidades do nosso estado”, diz ele. O estudante se vê adaptado à rotina de estudos na EAD. “O principal ponto positivo é a liberdade de otimizar o tempo”. 

Divulgação/Acervo pessoal

Carlos João Rebelatto




Encantado

Formado anteriormente em Administração, Carlos João Rebelatto (52), de Encantado, recentemente concluiu o curso de Gestão Financeira pela Univates e, no momento, é aluno de Gestão de Cooperativas. “O ser humano está sempre evoluindo, porém, para acompanhar o mercado que está muito veloz, o profissional tem que buscar alternativas para não se distanciar, caso contrário ficará para trás”, destaca ele. “Ninguém sabe tudo, então temos que estar sempre buscando um aprendizado e, de preferência, que esteja alinhado com a atividade que a gente desempenha. Assim todos saem ganhando”, observa ele. 

“Minha carreira profissional praticamente sempre foi na atividade financeira, e, em épocas passadas, quando não tínhamos a opção em EAD, tive que parar, pois eu mudava o endereço do trabalho de forma constante. Com a chegada da EAD, não tive mais motivo para não estudar. O desafio é conciliar família, trabalho, lazer etc. com os estudos. Mas com planejamento tudo dá certo no final”.

Divulgação/Acervo pessoal

Andressa Fröder

Andressa Fröder

Arroio do Meio 

De Travesseiro, e utilizando a estrutura da Univates EAD em Arroio do Meio, Andressa Fröder está na segunda graduação na área das Licenciaturas. Com 26 anos, a jovem é graduada em Letras e, no momento, cursa Pedagogia. “A Univates, por ser referência em qualidade de ensino, exerce um impacto quase que imediato no meu currículo. É difícil encontrar quem tenha dúvida sobre a qualidade do ensino que a Univates proporciona. O conjunto de ensino, infraestrutura, extensão e oportunidades com certeza a fizeram ser minha primeira opção”.

Andressa diz se ver em um mercado que espera formação constante. “Em qualquer área, mas principalmente na Educação, existe uma necessidade real de estar constantemente atualizado sobre os mais variados assuntos, e não somente em sua área de atuação. Vai além de ser um mercado competitivo, é necessário uma educação de qualidade, afinal nosso trabalho pode refletir no futuro de cada criança, jovem ou mesmo dos adultos”. Para a jovem, na EAD, assim como é no presencial, é necessário ter disciplina para seguir nos estudos. “Estar realmente comprometido com tua escolha”. Semanalmente são disponibilizadas no ambiente virtual unidades de estudo, seguidas de questionários ou atividades dissertativas que possuem data para término. “Na minha primeira graduação os desafios foram maiores principalmente porque tinha muitas dúvidas, tudo era muito novo, mas aos poucos fui me acostumando com a dinâmica e hoje não tenho receio em contatar o tutor”, explica ela.  

Outra vantagem, segundo a estudante, é que o aluno EAD pode participar de todos os projetos de extensão e editais da Univates, sem distinção de modalidade. Essas são oportunidades que Andressa aproveitou. “Durante a pandemia fui voluntária do projeto de extensão Alfab&Letrar, no qual reproduzimos virtualmente a contação de histórias apresentadas, posteriormente, na Feira do Livro de Lajeado. Também fui bolsista por três semestres do Programa de Residência Pedagógica da Univates, pelo qual realizei todos meus estágios obrigatórios quando cursava Letras no subprojeto Educação Física - Letras. Além disso, participei de duas gestões do Diretório Acadêmico de Letras. E poder colar grau em uma cerimônia no teatro da Univates foi muito emocionante. Eu aproveitei ao máximo todas as oportunidades de crescimento e aprendizado que a Univates me proporcionou. Por isso, não tive dúvidas ao optar novamente pela instituição para dar continuidade aos meus estudos”, destaca ela.

Ana Julia Piovezana

Divulgação/Acervo pessoal

Guaporé   

A estudante Ana Julia Piovezana, de Guaporé, estuda ao mesmo tempo  Letras - Português/Literatura e Pedagogia. Ela tem 22 anos. Para ela, a necessidade de atualização profissional constante é justa e necessária. “No meu curso, por exemplo, as técnicas de ensino vão se atualizando conforme o passar do tempo, então é necessário sempre nos adequar àquilo que está proposto na atualidade”, descreve. 

“Minha rotina é tranquila. Trabalho o dia todo, estudo na parte da noite. Inicio por volta das 19h e vou até tarde. Quando iniciei os cursos, eu trabalhava apenas na parte da tarde. Então tinha a manhã toda livre para me dedicar. Agora fica um pouco mais corrido, mas com muita dedicação e esforço é possível conciliar”. 

Ela avalia a influência da Univates na sua trajetória como fundamental. “Recebo grande ajuda e suporte diariamente, tanto de Lajeado quanto do Polo da minha cidade. São pessoas eficientes e sempre dispostas a nos ajudar, fazendo com que o processo seja mais prazeroso”. 

Inscrições abertas

A Univates tem 18 opções de cursos de graduação a distância com inscrições abertas no processo seletivo. Os candidatos podem escolher o dia e o horário para realizar a prova, que é totalmente on-line. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site univates.br/vestibular. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br, pelo telefone 0800 7 07 08 09 ou pelo WhatsApp (51) 3714-7000.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods