Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Doutor pelo PPGEnsino está em Portugal realizando estágio de pós-doutorado na Universidade de Aveiro

Postado as 30/06/2022 11:47:41

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univesidade de Aveiro

Univesidade de Aveiro

Univesidade de Aveiro



O investigador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins  e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari - Univates José Jorge Vale Rodrigues está realizando um estágio de pós-doutorado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. 

Rodrigues está em Portugal desde 15 de maio de 2022, sob orientação científica da pesquisadora Cecília Guerra, investigadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), e de Eniz Conceição Oliveira, professora titular da Univates. Durante 12 meses, o investigador irá desenvolver trabalho no âmbito do seu projeto de investigação, intitulado “Aprendizagem do conceito de energia por meio da automação residencial sob a perspectiva CTS”.

O projeto de pesquisa que Rodrigues desenvolve se refere ao uso de atividades envolvendo protótipos de automação residencial no ensino de Física como recursos didáticos para a compreensão do conceito de Energia sob a abordagem Ciência, Tecnologia  e Sociedade (CTS). O objetivo do estudo é elaborar atividades envolvendo sistemas de automação residencial com enfoque CTS relacionadas ao conceito de energia nas aulas de Física do Ensino Médio. As contribuições do estudo se dão para a construção do conhecimento sobre a aprendizagem do conceito de energia na perspectiva CTS. 

Divulgação/Acervo pessoal

José Jorge Vale Rodrigues

"Para ser sincero, em razão de ter tido uma vida escolar muito difícil, não imaginei que pudesse chegar neste nível. É realmente muito gratificante! Além disso, carrego em mim uma sensação boa de conquista. Com isso, os estudos têm fluído com tranquilidade”, destaca o pesquisador. 

Além do vínculo com o PPGEnsino da Univates, Rodrigues também é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade. “Todas as minhas publicações ocorreram depois de ter entrado na Univates. Dessa forma posso dizer que minha vida acadêmica e desenvolvimento profissional efetivos foram aperfeiçoados com excelência durante minha estadia na pós-graduação da Univates”. 

Para ele, o doutorado teve um amplo impacto em sua vida. “Foi determinante. Comecei a enxergar coisas novas e um leque de novas possibilidades se abriu, minhas aulas se tornaram bem mais leves e agradáveis e minha qualidade de vida melhorou bastante”. 

Ele é orientado no pós-doutorado por uma pesquisadora portuguesa e a professora Eniz, com quem já teve contato ao longo do vínculo com a Univates. “Tenho uma ótima relação com a professora Eniz. Desde a primeira disciplina que fiz com ela, senti uma empatia muito grande. Sempre tivemos contato, e ela sempre me ajudou prontamente em tudo o que foi necessário. Até hoje, durante os estudos no pós-doutoramento, ela está sempre disposta a tirar minhas dúvidas e a dar boas indicações de literatura e ótimos exemplos”. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods