Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Com o tema “Histórias extraordinárias”, VIII Festival Escolar Regional de Cinema e Literatura da Univates tem edital divulgado

Postado as 30/06/2022 11:36:02

Por Lucas George Wendt

A Universidade do Vale do Taquari - Univates divulgou, recentemente, o regulamento da oitava edição do Festival Escolar Regional de Cinema e Literatura, iniciativa voltada às escolas de educação básica da região. O edital de 2022, com o tema “Histórias extraordinárias”, tem como foco celebrar contos por meio da produção de vídeos por estudantes do Ensino Médio. 

O projeto é uma iniciativa da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA), por meio do projeto de extensão Linguagens: palavras e imagens. O edital, com todas as especificações e prazos estabelecidos, pode ser conferido em https://www.univates.br/institucional/editais. As inscrições deverão ser feitas entre os dias 10 e 21 de outubro de 2022. 

Os vídeos devem ter relação com algum dos contos a seguir: “Venha ver o pôr do sol”, de Lygia Fagundes Telles; “Um caso estranho”, de Paulo Corrêa Lopes ; “A máscara da morte rubra”, de Edgar Allan Poe; ou “Aparição”, de Guy de Maupassant. Cada professor poderá orientar e inscrever mais de um aluno ou grupo de alunos. Tratando-se de inscrição de grupo de alunos, todos os componentes do grupo devem estar matriculados na mesma escola. 

Para mais informações ou esclarecimentos sobre o edital, contate pelo e-mail projeto.linguagens@univates.br.

 

Nicole Morás

Os objetivos do Festival

O Festival tem como objetivos estimular a leitura; oportunizar o desenvolvimento da habilidade de interpretação literária; promover o uso dos recursos tecnológicos em sala de aula com o intuito de expandir a habilidade de leitura do texto de caráter estético; desafiar o aluno a efetuar uma tradução intersemiótica ao transpor a linguagem literária para a linguagem audiovisual, respeitando suas especificidades; além de contribuir para desenvolver a criatividade dos estudantes. 

Fases

O VIII Festival Escolar Regional de Cinema e Literatura será disputado pelos concorrentes em duas fases. Na fase eliminatória participam todos os alunos cujas escolas enviarem os materiais exigidos pelo edital. Nesse momento os materiais enviados serão apreciados pela equipe da Univates e os melhores vídeos serão escolhidos para a próxima etapa. A fase final ocorrerá no dia 09 de novembro de 2022, às 19h15min, no auditório do Prédio 11 da Univates, momento em que os vídeos selecionados serão apresentados ao público e ao júri técnico, os quais irão avaliar e indicar os ganhadores. O júri popular, constituído pela plateia, escolherá o vídeo preferido por meio de instrumento avaliativo.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods