Universidade é espaço para o empreendedorismo social

Postado as 24/06/2022 14:51:29

Por Lucas George Wendt

O empreendedorismo, de maneira mais ampla, pode ser resumido, conforme a literatura acadêmica da área, como mais do que pensar em um negócio próprio. É a capacidade que o indivíduo tem de identificar os problemas, transformar as dificuldades em oportunidades, desenvolver soluções, procurar recursos e impactar positivamente a sociedade.

Tiago Segabinazzi

Projeto Rondon 2015 - Operação Jenipapo

É nesse cenário que surge também o conceito de empreendedorismo social. O empreendedorismo social é uma modalidade de negócio focada em solucionar problemas sociais das mais diversas esferas. Dessa forma, entrega transformações à comunidade. A Universidade pode ser o seio de ações de empreendedorismo social que contemplem o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação - o que a Univates coloca na prática por meio de suas ações.

O empreendedorismo social é uma novidade para diversas pessoas. Afinal, muitos conhecem o conceito de abrir uma empresa e investir em um novo negócio, mas poucos ainda se atentam aos aspectos sociais de uma empresa. Modo de empreender que tem ganhado espaço no mercado, o empreendedorismo social se diferencia por ter na identificação e na resolução de problemas da comunidade o seu principal e, às vezes, único objetivo.

Marcos Ruschell

Atividades do projeto Rondon em 2014, em Agrestina-PE - Crédito-Marcos Ruschell

Exemplos de desafios que apresentam oportunidades para esse tipo de empreitada são questões relacionadas ao déficit educacional, problemas financeiros, falta de acesso à informação e proteção do meio ambiente. A verdade é que existe uma infinidade de formas para um empreendedor social buscar ajudar sua comunidade.

Mas quais são os verdadeiros efeitos disso?

O empreendedorismo social busca solucionar problemas vistos na sociedade. Isso, por si só, já é um benefício, mas esse modelo de negócio tem muitas outras possibilidades de impacto positivo. Confira:

Atender a demandas específicas

Muitos empreendimentos sociais começam focados em uma determinada comunidade, e isso faz com que sejam capazes de atuar em problemas mais recorrentes naquela área.

Contribuir com o crescimento sustentável da comunidade

Aqui usamos sustentável nos dois sentidos: o crescimento pode ser sustentado ao longo do tempo. Como o empreendimento busca resolver problemas básicos de um local, é possível construir uma fundação sólida para o desenvolvimento. O foco social dessas ações visa, muitas vezes, ao cuidado com o meio ambiente. Dessa forma, o crescimento é direcionado para medidas de baixo impacto ambiental.

Gerar impacto social

Nem todo negócio é capaz de gerar uma verdadeira diferença para a comunidade em que foi construído. Por outro lado, o empreendedorismo social traz esse impacto por excelência, já que esse resultado é parte de toda sua caracterização.

Além de gerar mais empregos, como todo novo negócio, essas organizações podem mudar números de analfabetismo, possibilitar melhor tratamento para doenças, revitalizar uma região e muito mais.

É por esses motivos que a Univates acredita que o empreendedorismo deve ser feito com a comunidade em mente, de forma que o investimento que a instituição recebe para pesquisa e inovação seja devolvido para a sociedade em forma de desenvolvimento.

Ao longo do tempo, muitas ações nesse sentido já foram realizadas por pessoas com vínculo com a Univates e estimuladas por ela.

Confira:

Nos cursos técnicos, estudantes da Univates realizam projetos de empreendedorismo social

Projeto Rondon: primeira semana de lições de vida e de cidadania

Empreendedorismo social: articulando a solidariedade

Atividades do projeto Rondon em 2014, em Agrestina-PE - Crédito-Marcos Ruschell

Marcos Ruschell