Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates esteve presente em audiência pública da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do RS

Postado as 20/06/2022 16:25:11

Por Redação do Comung

Divulgação/Comung

A Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, sediou, nesta segunda-feira, 20, um encontro da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. 

A audiência pública foi organizada para discutir assuntos relacionados à educação superior pública e comunitária. A Universidade do Vale do Taquari - Univates, como uma das integrantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), participou do encontro. 

A audiência pública foi proposta pelo deputado Issur Koch e presidida pelo deputado Beto Fantinel, que está à frente da Comissão. A iniciativa surgiu a partir de um encontro entre Issur Koch e o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, em abril deste ano, no qual foram debatidos temas ligados à educação. 

Um dos assuntos que esteve em pauta na audiência foi a destinação de 0,5% da receita líquida de impostos próprios do RS para a educação superior pública e comunitária, conforme especificado na Constituição do Rio Grande do Sul. A reivindicação é do Comung, maior sistema de educação superior do Estado, composto por 14 instituições. 

Divulgação/Comung

O Comung busca, com essa iniciativa, utilizar o percentual da verba definida na Constituição Estadual para fomentar o ingresso de estudantes da graduação no ensino superior. A intenção é elaborar um programa que contemple a educação superior comunitária disponibilizando bolsas de estudo, a fim de ampliar as possibilidades de inclusão de estudantes no Ensino Superior e de favorecer o desenvolvimento regional. 

Nos últimos anos nenhum recurso foi destinado à educação superior comunitária, impossibilitando o acesso de milhares de estudantes ao ensino superior. O reitor da Universidade Feevale, que é vice-presidente do Comung, destaca que as universidades comunitárias são responsáveis, há mais de 50 anos, por estimular o desenvolvimento regional. “Mais do que um negócio ou serviço, a causa da educação é a razão de ser dessas instituições, que estão comprometidas com toda a comunidade gaúcha”, afirma. “Queremos trabalhar numa perspectiva que beneficie a educação e o desenvolvimento das nossas regiões e, por consequência, do Estado”.

Saiba mais

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods