Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Noventa anos de história da Câmara de Vereadores de Lajeado serão digitalizados pela Univates

Postado as 15/06/2022 13:07:29

Por Lucas George Wendt

Jaqueline Backes/Câmara de Vereadores de Lajeado

Na tarde desta terça-feira, 14, a Universidade do Vale do Taquari - Univates e a Câmara de Vereadores de Lajeado celebraram um convênio para a digitalização de parte do acervo histórico dessa entidade. O trabalho será realizado pela equipe do Centro de Memória, Documentação e Pesquisa do Museu de Ciências da Univates (CMDPU/MCN). 

Serão digitalizados 39 livros, abrangendo o período de 1891 a 1982, com cerca de 4 mil páginas. A documentação mostra outra perspectiva da história do município, agora pelos registros do Poder Legislativo. O CMDPU anteriormente realizou a digitalização do acervo histórico do Arquivo Histórico Municipal, que contempla a história da cidade por meio do Poder Executivo. 

Jaqueline Backes/Câmara de Vereadores de Lajeado

Para o presidente da Casa, Deolí Gräff, o convênio representa um importante passo porque a história do município será estudada também a partir do Poder Legislativo. “Hoje a história do município é estudada e contada somente a partir do Poder Executivo”, afirmou Gräff.

A reitora da Univates, Evânia Schneider, destacou a relevância da história ser contada pelas lentes do Legislativo. “Contar essa história, manter guardado para sempre mas, muito mais do que isso, disponibilizar para a população é o mais importante”.

“Tornar acessível um volume de informações como esse, por meio da digitalização e disponibilização dos documentos no site da Câmara, é um marco importante no acesso à informação e na preservação das fontes primárias da história regional”, destaca a historiadora Patrícia Schneider, supervisora do CMDPU. 

O projeto consiste na digitalização de parte do acervo da Câmara de Vereadores e na disponibilização dos documentos de forma virtual, com os objetivos de divulgar, facilitar o acesso a documentos e informações e garantir o direito de cidadãos, pesquisadores, acadêmicos e estudantes acessarem a memória histórica regional. Além disso, busca preservar os documentos originais das ações do tempo e de atos que possam danificá-los.

Para Patrícia, este trabalho é importante para que a comunidade tenha acesso à memória coletiva de forma fácil e preservada. “Realizar um trabalho como este permite que o patrimônio histórico local e regional seja legado ao futuro e, o mais importante, acessado. O acesso às fontes é garantia de transparência e confiabilidade, principalmente para pesquisas que buscam contar e recontar a história. Essas fontes têm valor incalculável para o conhecimento e as escolhas do passado que nos trouxeram ao tempo presente”, explica. 

Todos os vereadores participaram do ato de assinatura, juntamente com integrantes da equipe do Centro de Memória da Univates, Marcos Kreutz, Neli Machado e Patrícia Schneider. 

Jaqueline Backes/Câmara de Vereadores de Lajeado

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods