Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Tecnovates conta com nova empresa parceira, a THC Associates, da área farmacêutica

Postado as 13/06/2022 12:03:50

Por Lucas George Wendt

Nicole Morás



A THC Associates, representante farmacêutica no Brasil da gigante coreana da área da bioengenharia Daewoong Pharmaceutical, é a nova empresa parceira do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates, vinculado à Universidade do Vale do Taquari - Univates. A empresa atua no desenvolvimento da cadeia de suprimentos para a produção de medicamentos. O primeiro projeto realizado no Parque envolve a obtenção de ácido cólico biliar a partir de resíduos de frigoríficos. 

A empresa se aproximou do Tecnovates pois foi identificada a possibilidade de utilização de resíduos oriundos de frigoríficos para a produção de um medicamento, o ácido ursodesoxicólico, indicado para doenças hepatobiliárias e colestáticas crônicas. O início da utilização do composto foi na Ásia, onde existe a cultura de consumo de ácido biliar de ursos para tratamento de doenças hepáticas. A partir disso, foi desenvolvido um medicamento cuja liderança em vendas no mercado é da Daewoong. Atualmente, versões do medicamento também são produzidas a partir com o uso do suco biliar de outros animais. 

Divulgação/Univates

Quando se coleta o suco biliar, a extração traz também outros tipos de compostos, havendo o desafio de realizar a separação e a caracterização do conteúdo extraído. A THC, no Vale do Taquari, está desenvolvendo métodos para a coleta do suco biliar em frigoríficos parceiros. O papel do Tecnovates é auxiliar a empresa na caracterização do suco biliar, de forma a identificar os compostos que são relevantes para a transformação em medicamento. 

“Nós desenvolvemos um método específico para a análise dos ácidos cólicos”, explica a coordenadora do Centro Tecnológico de Pesquisa e Produção de Alimentos (CTPPA) do Tecnovates, doutora Liana Stoll. “No futuro, também espera-se que o Parque atue em processos de purificação desse material e auxilie a THC Associates na identificação de novos Ingredientes Farmacêuticos Ativos (IFAs) para medicamentos à base de ácidos cólicos”. 

A perspectiva é tornar o projeto desenvolvido pela THC Associates/Daewoong e pelo Tecnovates/Univates uma referência sul-americana na área. “Enquanto Parque, faz parte da nossa atuação dar suporte a processos de inovação e desenvolvimento na região”, complementa Liana. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods