Autoavaliação dos cursos presenciais termina na próxima sexta-feira

Postado as 13/06/2022 08:22:13

Por Natalia Nissen

Estudantes e professores dos cursos de graduação presencial e cursos técnicos da Univates têm até o dia 17 de junho para participar da Autoavaliação Institucional. O formulário é uma ferramenta para que todos possam contribuir com a qualidade dos cursos ofertados e dos processos de ensino e de aprendizagem.

A cada ano a Comissão Própria de Avaliação (CPA), que coordena a Avaliação Institucional e conta com o apoio técnico e operacional do setor de Avaliação e Regulação, e o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) realizam um movimento para verificar se os formulários precisam ser atualizados de acordo com alguma mudança no contexto da rotina dos estudantes e dos professores.

Em 2020, com o início da pandemia, o questionário da Autoavaliação precisou ser reformulado para contemplar a migração das aulas presenciais para a modalidade 100% virtualizada. Quando os cursos voltaram à presencialidade, esse formulário foi reajustado.

Antônio Luiz Marini Marchi

Professor Tiago Weizenmann

O professor Tiago Weizenmann, coordenador do NAP, menciona que, com o passar das edições, foi percebida a necessidade de tornar o formulário mais enxuto e objetivo até mesmo para garantir a adesão ao processo de avaliação. A maior participação permite que a Instituição obtenha, de forma qualitativa, informações sobre a percepção que estudantes e professores têm sobre os cursos, componentes curriculares, estratégias de ensino e os meios de aprendizagem.

A partir de apontamentos feitos pelos próprios estudantes em avaliações anteriores, por exemplo, a CPA adicionou uma pergunta sobre a clareza e a objetividade dos critérios de avaliação usados em cada componente curricular.

Conforme Weizenmann, professores e estudantes respondem às mesmas perguntas, ou questões que permitam respostas no mesmo sentido, para que as informações sejam cruzadas e o resultado permita uma compreensão de um contexto geral. Assim, podem ser propostas melhorias que contemplem toda a comunidade acadêmica de forma mais efetiva.

Aula+

No ano passado, dez cursos de graduação presenciais passaram a contar com o currículo Aula+, que permite até 40% da carga horária na modalidade a distância. Para os componentes curriculares EAD, o formulário de autoavaliação inclui questões voltadas à experiência dos usuários com o ambiente virtual de aprendizagem, com as videoconferências e outras atividades realizadas exclusivamente a distância.

Weizenmann ressalta que não houve uma alteração dos formulários na integralidade, já que há estudantes cursando uma mesma disciplina, mas inserida em estruturas curriculares diferentes.

Como participar da Autoavaliação Institucional

O formulário de Autoavaliação dos cursos presenciais (graduação e técnicos) ficará disponível para preenchimento até a próxima sexta-feira, dia 17 de junho, no link univates.br/avaliacao. A identidade dos respondentes é mantida em sigilo e o formulário não precisa ser preenchido de uma vez.

A Avaliação de Serviços e Infraestrutura fica disponível para preenchimento o ano todo no Universo Univates. Também é possível acessar o formulário utilizando os QR Codes dos totens que estão dispersos pelo campus.

Diversos setores da Instituição se envolvem no processo, tanto na elaboração dos formulários e realização da autoavaliação quanto na resolução dos apontamentos feitos pelos participantes.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods