Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Em São Paulo, estudantes da Univates, em conjunto com alunos da Fecap, desenvolvem soluções para empresas do Tecnovates

Postado as 31/05/2022 13:57:51

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univates

Aula na Fecap

Aula na Fecap

 

Um grupo de 21 estudantes dos cursos de gestão da Universidade do Vale do Taquari - Univates matriculados na disciplina Vivência em Gestão esteve em São Paulo na última semana, entre os dias 21 e 27 de maio. Ao longo do semestre, os estudantes da Univates, em conjunto com alunos da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) - Campus Liberdade, de São Paulo, estão trabalhando com problemas apresentados por empresas do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates)

Na última semana, o encontro presencial, em São Paulo, teve como objetivo realizar a aproximação entre as turmas para o encaminhamento dos projetos já iniciados virtualmente, que devem ser apresentados no fim de junho às empresas Suprema e Recyc, incubadas na Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates). Além de aproximar os estudantes da Univates e os alunos da Fecap, os acadêmicos da Univates estiveram participando de uma série de atividades em municípios do Estado de São Paulo. 

Os estudantes da Univates estiveram acompanhados pelos professores Samuel Martim de Conto e Gabriel Machado Braido. Este descreve a experiência como de muito impacto para os estudantes. “Acredito que as viagens de estudo e, especialmente, a vivência em gestão são experiências únicas e transformadoras para os nossos estudantes. Ao conhecer a realidade organizacional de empresas de referência do nosso País, o estudante percebe que muitas das boas práticas adotadas por elas também podem ser implementadas nas nossas empresas, no Vale do Taquari”, descreve Braido. “Além disso, a vivência exige a convivência em grupo durante uma semana inteira, o que propicia o fortalecimento das relações entre os estudantes e, principalmente, o desenvolvimento de uma série de habilidades comportamentais de relacionamento interpessoal, comunicação e empatia”. 

Visita a Mormaii

Divulgação/Univates

Roteiro realizado 

Na segunda-feira, 23, os estudantes visitaram a primeira organização, a Mormaii, onde participaram de uma conversa com o gaúcho Marco Aurélio Raymundo, o Morongo, fundador da marca. 

Divulgação/Univates

Visita a Mercedes Benz

Visita a Mercedes Benz



Na terça-feira, 24, foi a vez de os acadêmicos conhecerem as instalações da Mercedes-Benz Brasil, em São Bernardo do Campo, e da Refrigerantes Convenção, na cidade de Caieiras. 

Em São Bernardo do Campo, na última quarta-feira, 25, a comitiva da Univates participou do cronograma do programa de Turismo Industrial, implantado pela Prefeitura da cidade. O grupo conheceu as instalações e a atuação das empresas Masipack e Helsim, situadas na região da Paulicéia, que integram a rota de visitação e são referência no projeto, encabeçando, inclusive, ações da iniciativa para empresários e para o público infantil. O projeto Turismo Industrial de São Bernardo surgiu com o objetivo de apresentar o perfil que identifica o município no segmento, colocando a cidade como referência de destino turístico nos âmbitos nacional e internacional.

Divulgação/Univates

Aula na Fecap

Aula na Fecap



Na quinta-feira, 26, a visita foi à empresa Zurich Plásticos Injetados. Na sexta-feira, 27, foi visitada a B3, a bolsa de valores oficial do Brasil. Durante a noite aconteceu a atividade conjunta com a Fecap, na qual os trabalhos dos estudantes foram apresentados para professores da Fundação, que deram dicas e sugeriram intervenções nas propostas. 

Larissa Inês Mallmann

Divulgação/Acervo pessoal

Dentre as participantes, a estudante de Gestão Financeira Larissa Inês Mallmann comenta sobre a sua experiência de ter estado em São Paulo na viagem. “Participar dessas atividades foi enriquecedor, pois pudemos presenciar o dia a dia das empresas, em alguns casos conversar com os fundadores, compreender os insights e oportunidades que cada um teve ao longo dos tempos e, além de tudo, ouvir as percepções e visões de futuro de cada um. Em cada experiência, pudemos absorver questões válidas para aplicarmos em nossa realidade”, explica a estudante.

 

A multiplicidade de experiências é o que mais chamou a atenção da jovem. “Visitamos empresas de diversos segmentos, e a diferença entre uma e outra me surpreendeu bastante, tanto no processo produtivo quanto na forma como a tecnologia interfere em cada uma”, comenta. “Durante a graduação, muitas vezes nos perguntamos se estamos seguindo o caminho certo, se realmente escolhemos o curso correto. Ao participar dessas experiências, abrimos nossos olhos e vislumbramos um novo mundo que talvez nunca conheceríamos se não fosse por meio de atividades desse estilo”, detalha Larissa. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods