Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Nota de pesar

Postado as 24/05/2022 17:17:54

Por Redação Univates

A Univates lamenta profundamente a perda do ex-professor Henrique Carlos Fensterseifer. O geólogo faleceu na noite da segunda-feira, 23. Ele morava em São Leopoldo. O professor ficou conhecido como “Professor Pinguim” por conta de suas expedições à Antártida por meio do Programa Antártico Brasileiro, onde realizava pesquisas. 

Na Univates, Fensterseifer esteve envolvido no projeto de criação do curso de Ciências Biológicas. Foi um dos primeiros pesquisadores de Ciências Ambientais do RS e parte de seus projetos serviram de base para a criação do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), o primeiro curso Stricto Sensu da Universidade. Também colaborou para a implantação do Centro de Gemologia da Univates, entre as décadas de 1990 e 2000. 

Também esteve ligado diretamente com os cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil, com as disciplinas de Geologia, Ciências da Terra, Geologia Ambiental, Avaliação de Impactos Ambientais, entre diversas outras. Para a Univates, doou uma coleção particular de minerais e rochas, que deu origem ao Laboratório de Minerais e Rochas da instituição.

Entre os seus temas de atuação estavam as águas subterrâneas, geologia ambiental, geologia antártica e planejamento ambiental. Fensterseifer foi professor de Geologia e Ciências da Terra durante mais de 30 anos.

“O professor Henrique inspirou centenas de estudantes da Geologia, da Engenharia, da Biologia e outras áreas. Era uma luz que irradiava encantamento e alegria em cada conversa, aula e, principalmente, nas saídas de campo que ele amava. Um dos maiores jargões dele depois de uma ampla explicação era: ‘Geologia é Fácil!’, sempre com um sorriso acompanhando os diálogos. E com essa frase, a dificuldade das matérias em estudo e seu jeito leve de ser, estimulava todo mundo a saber mais sobre rochas, solos, água, ambiente, etc. Continuará sendo admirado por todos que o conheceram”.  - Professor Rafael Rodrigo Eckhardt 

“Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós.”

Logo ods