Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Estudantes de Lajeado estão realizando intercâmbio acadêmico presencial em diversos países pela Univates

Postado as 24/05/2022 14:24:56

Por Lucas George Wendt

O sonho do intercâmbio presencial pôde, recentemente, voltar a ser vivido pelos estudantes da Universidade do Vale do Taquari - Univates, com a retomada das atividades de mobilidade internacional presencialmente. 

Entre janeiro e fevereiro de 2022, a Univates viu a partida para o exterior de 26 estudantes que estão matriculados em disciplinas de universidades de dez países ao longo do semestre. Canadá, Argentina, Áustria, Chile, Noruega, Espanha, Itália, Portugal, República Tcheca e Alemanha estão recebendo alunos da Instituição, que partiram, também, de dez cidades da região do Vale do Taquari e entorno: Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Encantado, Estrela, Lajeado, Roca Sales, Teutônia, Venâncio Aires e Westfália. 

Ao mesmo tempo, estudantes de outros países foram recebidos no campus. Após três semestres, em fevereiro, a Univates recepcionou novos intercambistas em Lajeado. Partindo de cinco países - Suécia, Bolívia, Peru, Colômbia e Argentina -, o grupo, composto por 11 estudantes, estará no Vale do Taquari até o fim do semestre. 

Dez jovens de Lajeado estão realizando intercâmbio acadêmico. Sete deles compartilharam suas experiências com a equipe da Univates. Gabriella Abreu é estudante de Arquitetura e Urbanismo; Lucas Eduardo de Carvalho cursa Publicidade e Propaganda; Jéssica Cadore Schneider é acadêmica de Relações Internacionais; Bruno Comis Bersch é aluno de Engenharia Química; Alana Manfroi cursa Administração; Débora Piazza é acadêmica de Arquitetura e Urbanismo; e Taylane Oliveira Katz cursa Arquitetura e Urbanismo. 

Divulgação/Acervo pessoal

Lucas Eduardo de Carvalho

 

Lucas Eduardo de Carvalho, estudante de Publicidade e Propaganda, está no Chile, na Universidad Bernardo O'Higgins. Ele detalha a expectativa. “Espero que o intercâmbio seja um diferencial por me propiciar uma maior visão de mundo e melhorar a minha capacidade de adaptação, sendo uma das soft skills mais importantes. Eu também acredito que uma maior fluidez em um outro idioma será interessante para minha carreira”. O jovem espera conhecer a cultura local e interagir com pessoas de todo o mundo. “Também tenho a expectativa de fazer uma imersão no espanhol. Gostaria muito de perceber como funciona minha área de atuação, o Marketing, no contexto do mercado da América Latina”. 

Divulgação/Acervo pessoal

Bruno Comis Bersch

Bruno Comis Bersch




Estudante do curso de Engenharia Química, Bruno Comis Bersch está na Noruega. Ele está estudando na University of South-Eastern Norway. O jovem quer seguir carreira acadêmica. “No meu intercâmbio terei a possibilidade de realizar um projeto de pesquisa, que certamente me dará muita experiência e talvez uma publicação de artigo”, projeta. “Eu tenho altíssimas expectativas para o meu intercâmbio, sendo a maior parte para meu crescimento profissional e acadêmico”. Bersch relata ter sentido diferença entre o povo brasileiro e o norueguês. “Chamou muito a minha atenção a diferença entre nós e eles. Os noruegueses são prestativos e tentam ajudar com muito empenho, porém são bastante reservados e introvertidos”. 

Taylane Oliveira Katz

Divulgação/Acervo pessoal

A estudante Taylane Katz está realizando intercâmbio em Portugal, na Universidade do Porto. Na Univates, ela é acadêmica de Arquitetura e Urbanismo. “Fazer um intercâmbio sempre foi um dos meus sonhos desde muito nova. Minhas expectativas com este intercâmbio são me motivar a viver o diferente, conhecer novas culturas, pessoas e experiências. Quero lembrar destes seis meses para sempre com muito carinho e me sentir orgulhosa por ter me motivado a sair da minha zona de conforto”, informa. “Uma das coisas que me incentivaram a vir para a Universidade do Porto foi que aqui eu não poderia cursar Arquitetura e Urbanismo como faço na Univates, em Lajeado. Aqui minha opção para realizar o intercâmbio seria cursar disciplinas de Engenharia Civil, graduação que anda lado a lado com Arquitetura e Urbanismo. Acredito que esta seja uma chance única para aprender mais e agregar informações no meu currículo profissional posteriormente”. 

Divulgação/Acervo pessoal

Jéssica Cadore Schneider

Jéssica Cadore Schneider

A jovem Jéssica Cadore Schneider é estudante de Relações Internacionais na Univates e está neste semestre na Espanha, na Universidad de Santiago de Compostela. Ela também sonhava em conhecer outro país desde muito nova. “O intercâmbio trouxe a possibilidade de enfrentar novos desafios e de realizar meu sonho. Sabia que queria conhecer outro país, sem saber ao certo para onde ir, mas comecei a pesquisar mais sobre a Espanha e me encantei”, explica. “Tenho certeza de que o intercâmbio irá me trazer muitas experiências e possibilitar muitas viagens, dentro e fora da Espanha. Quero aproveitar muito a universidade, o ensino dos professores. Conhecer pessoas com visões de mundo diferentes, culturas, arquitetura e, principalmente, entender ainda mais sobre a nossa história e sobre as pessoas”, espera a estudante. 

Para Jéssica, a realização do intercâmbio também significa colocar em prática o espanhol e o inglês, o que amplia as oportunidades no mercado de trabalho. A estudante explica que a Espanha é uma porta de entrada para os demais países da Europa, o que é positivo para estimular a experiência intercultural. “Desde que cheguei aqui tive a oportunidade de conhecer diversas pessoas dos mais distintos países. Ter a oportunidade de conversar com essas pessoas, sobre os mais diversos assuntos, e passar um pouco da nossa cultura é sensacional. Todas as pessoas com as quais tive contato foram extremamente receptivas e educadas. Sem contar que a cidade em que estou é muito segura”. 

Alana Manfroi

Divulgação/Acervo pessoal



Alana Manfroi é acadêmica do curso de Administração e está em Portugal. 

“Estou com expectativas muito positivas com o intercâmbio. Espero aprender muito e vivenciar novas experiências. A oportunidade será muito enriquecedora para minha vida acadêmica e profissional”, detalha a jovem. “Irei desenvolver novas competências, trabalhar as que já tenho e ver o mundo de uma forma diferente, o que é muito importante”. 

Divulgação/Acervo pessoal

Gabriella Abreu

Gabriella Abreu



A estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo Gabriella Abreu está na Universidad Nacional de Cuyo, na Argentina. Ela projeta ter contato com o idioma espanhol em um nível de comunicação avançado e desenvolver a capacidade de lidar com situações imprevistas. “Imagino que a capacidade de lidar com os imprevistos e situações diferentes que um intercâmbio pode trazer é uma habilidade importante para se levar para a vida profissional, que pode agregar para qualquer área”, informa a jovem. “Outra habilidade que espero desenvolver melhor é a comunicação, que com certeza me enriquecerá pessoal e profissionalmente, tendo em vista que minha área de atuação profissional tem como base a relação com pessoas”. Apesar da proximidade com o Brasil, os hábitos culturais dos argentinos chamam a atenção de Gabriella. “Aqui na Argentina existe o costume da siesta. Aqui se toma mate, além de ter o assado ‒ que é como se fosse um churrasco ‒, que comi na casa da minha tutora e me lembrou muito o churrasco da minha família”. 

Divulgação/Acervo pessoal

Debora Piazza

Também estudante de Arquitetura e Urbanismo, Débora Piazza está em Portugal. 

“Desde a época em que estava no colégio sonhava em fazer intercâmbio, então criei muitas expectativas para este momento. O quanto um intercâmbio pode agregar ao currículo profissional era uma delas. Sei que viver uma experiência dessas me fará aprender muitas coisas novas, e isso traz muitos benefícios à minha bagagem de conhecimentos, além de me fazer crescer muito como pessoa”. A jovem espera amadurecer, desenvolvendo mais a autonomia e a independência. “São coisas que o intercâmbio nos ajuda a aprimorar e que com certeza também se refletem em como agimos na nossa vida profissional”, explica. “O que mais me impactou aqui em Portugal é o fato de que, mesmo falando a mesma língua, existe uma certa dificuldade de entendimento do que é falado. Com o tempo você vai se acostumando, mas no início impacta um pouco. Essa troca é muito bacana, você está sempre aprendendo algo novo e também está ensinando para alguém, e isso é incrível”. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods