Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Estudante de Estrela está na República Tcheca realizando intercâmbio

Postado as 24/05/2022 14:15:47

Por Lucas George Wendt

O sonho do intercâmbio presencial pôde, recentemente, voltar a ser vivido pelos estudantes da Universidade do Vale do Taquari - Univates, com a retomada das atividades de mobilidade internacional presencialmente. 

Entre janeiro e fevereiro de 2022, a Univates viu a partida para o exterior de 26 estudantes que estão matriculados em disciplinas de universidades de dez países ao longo do semestre. Canadá, Argentina, Áustria, Chile, Noruega, Espanha, Itália, Portugal, República Tcheca e Alemanha estão recebendo alunos da Instituição, que partiram, também, de dez cidades da região do Vale do Taquari e entorno: Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Encantado, Estrela, Lajeado, Roca Sales, Teutônia, Venâncio Aires e Westfália. 

Ao mesmo tempo, estudantes de outros países foram recebidos no campus. Após três semestres, em fevereiro, a Univates recepcionou novos intercambistas em Lajeado. Partindo de cinco países - Suécia, Bolívia, Peru, Colômbia e Argentina -, o grupo, composto por 11 estudantes, estará no Vale do Taquari até o fim do semestre. 

Divulgação/Acervo pessoal

Uma das intercambistas é a estudante de Relações Internacionais Gabriela Morais Rigo, de Estrela. “Desde que entrei na Univates tinha como um de meus objetivos fazer intercâmbio”, informa ela. “Sempre gostei de me arriscar e conhecer coisas e pessoas novas. Minhas expectativas são fazer novas amizades, conhecer pessoas novas. A estudante tem um desafio adicional por estar na República Tcheca: lidar com um idioma bastante diferente. “Sabia que eu iria estranhar um pouco. É um lugar totalmente diferente, com uma língua totalmente diferente. Mas estou adorando!”. Gabriela está na cidade de Hradec Králové, na Universidade Hradec Králové. 

“Eu estudo Relações Internacionais. Então o meio em que trabalho sempre agrega o mundo internacional. Fazer o intercâmbio irá me ajudar caso necessite fazer negócios com pessoas de outras culturas. Como meu objetivo é a diplomacia, morar em um lugar diferente é algo que irei presenciar muito nessa carreira. Nada melhor que o intercâmbio para me dar essa experiência”, projeta a estudante.

Gabriela relata perceber que a população local é mais reservada, mas que foi muito bem acolhida na Universidade. “Todos foram muito receptivos e muito organizados. Há vários planos para os intercambistas como forma de ajudar no processo de integração com a universidade e com as pessoas. Aqui a cultura é mais fechada. Percebo que o pessoal valoriza muito o individual, mas também preza a cultura e as artes”.

Galerias de arte, exposições, teatros, balés e óperas são lugares aos quais a estudante tem fácil acesso na cidade onde mora. “Está sendo interessante conhecer um país em que, com a minha visão internacionalista, recebeu muita influência soviética - em termos de arquitetura, história, cultura -, por conta de seu passado comunista, algo que nunca presenciei antes”. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods