Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Estudante de Capitão está em intercâmbio acadêmico pela Univates no Canadá

Postado as 24/05/2022 14:12:12

Por Lucas George Wendt

O sonho do intercâmbio presencial pôde, recentemente, voltar a ser vivido pelos estudantes da Universidade do Vale do Taquari - Univates, com a retomada das atividades de mobilidade internacional presencialmente. 

Entre janeiro e fevereiro de 2022, a Univates viu a partida para o exterior de 26 estudantes que estão matriculados em disciplinas de universidades de dez países ao longo do semestre. Canadá, Argentina, Áustria, Chile, Noruega, Espanha, Itália, Portugal, República Tcheca e Alemanha estão recebendo alunos da Instituição, que partiram, também, de dez cidades da região do Vale do Taquari e entorno: Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Encantado, Estrela, Lajeado, Roca Sales, Teutônia, Venâncio Aires e Westfália. 

Divulgação/Acervo pessoal

Ao mesmo tempo, estudantes de outros países foram recebidos no campus. Após três semestres, em fevereiro, a Univates recepcionou novos intercambistas em Lajeado. Partindo de cinco países - Suécia, Bolívia, Peru, Colômbia e Argentina -, o grupo, composto por 11 estudantes, estará no Vale do Taquari até o fim do semestre. 

Natural de Capitão, quem está em intercâmbio pela Univates é o estudante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas Calebe Fernando Juchem. Ele está no Canadá, na cidade de Edmonton. O estudante é biomédico diplomado pela Univates e essa é a sua primeira experiência internacional. Ele está na Concordia University of Edmonton, por meio de uma bolsa do governo canadense nas ações do programa chamado Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP). Juchem é o primeiro aluno de pós-graduação da Univates a ser contemplado com essa bolsa.

O estudante descreveu estar com muita expectativa para o intercâmbio. “Antes de viajar estava me sentindo inseguro, pois é a primeira vez que fiz uma viagem para tão longe e sem minha família, porém isso faz parte do processo de amadurecer. Não se pode deixar o medo ser maior, pois a experiência vale muito a pena”, opina. 

Ele diz que o Canadá conseguiu superar todas as expectativas que tinha. “A cidade de Edmonton, onde eu estou, é muito linda, e o povo é muito acolhedor. Um intercâmbio internacional permite que você troque ideias com tantas pessoas de tantos lugares. Essa experiência também faz com que você abra sua mente para outras realidades”, complementa ele. Além disso, Juchem observa que, por exemplo, sua comunicação em inglês está melhorando, pelo uso constante do idioma. 

Outro aspecto que o estudante revela estar sendo positivo é o fato de que as disciplinas eletivas que está cursando na universidade canadense estão relacionadas à área de saúde pública e virologia, e isso irá auxiliá-lo na escrita da dissertação de mestrado que está relacionada ao vírus SARS-CoV-2. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods