Estudantes da Univates realizam estágio e participam de viagem internacional com atletas da Avates

Postado as 24/05/2022 08:43:02

Por Natalia Nissen

Os estágios curriculares complementam a formação dos estudantes e oportunizam uma aproximação com a realidade profissional antes mesmo da conclusão do curso. E é por meio de um estágio supervisionado que Edinan Nervis, acadêmico do 8º semestre de Educação Física - Bacharelado, e Daniela Fernanda Prospero, estudante do 8º semestre de Psicologia, embarcaram para a Argentina no último dia 18, para acompanhar um grupo de atletas da Associação Vale do Taquari de Esportes - Avates.

Os estudantes da Universidade do Vale do Taquari - Univates desempenham suas atividades nas equipes de voleibol feminino de base que competem no cenário sul-americano. Na cidade de San Carlos, na província de Santa Fé, na Argentina, eles acompanharam três equipes que disputaram a Fiesta Argentina Infantil de Voley Sub15 entre sexta-feira e domingo, 22. O torneio é um dos mais tradicionais do continente na modalidade, e as atletas da Avates participam dele desde 2008.

Segundo o professor Rodrigo Rother, que supervisiona o estágio de Nervis, em 2018 outra acadêmica de Educação Física já havia acompanhado um grupo de atletas em uma competição no Uruguai. “O estágio é uma oportunidade ímpar de experiência para os acadêmicos”, destaca.

Daniela Fernanda Prospero e Edinan Nervis

Vivência internacional é um dos diferenciais da formação acadêmica

Edinan Nervis conta que ingressou na Universidade com a expectativa de ter oportunidades diferenciadas ao longo da graduação, mas não esperava que pudesse ter uma experiência internacional como a do último final de semana. “Acredito que o estágio e essa vivência internacional estão contribuindo muito na minha formação profissional e também para os desafios que estão por vir após a conclusão do curso”, acrescenta.

O estudante realiza o Estágio II em Treinamento Esportivo na Avates e conta que o projeto ainda promove a interação com diversos profissionais que atuam nas mais variadas demandas da Associação. São seis profissionais de Educação Física que ministram aulas, um estagiário contratado e um fisioterapeuta para atuar com cuidados aos atletas, caso sofram lesões.

Já Daniela Fernanda Prospero realiza o Estágio Supervisionado Básico na Avates e acompanhará as atletas nos dois semestres letivos de 2022. Ela define a experiência como uma surpresa positiva e conta que esta foi a primeira oportunidade para viajar com as atletas, com as quais desenvolve as atividades do estágio desde fevereiro.

A acadêmica acompanha as jogadoras em treinos e campeonatos, principalmente aqueles realizados em Estrela, e também faz visitas semanais na república onde moram as meninas que vêm de outras cidades ou estados.

“Toda a experiência de estágio na Avates está contribuindo imensamente para a minha formação e qualificação profissional, porque é um campo com infinitas possibilidades. Mas essa oportunidade de viajar com as equipes e acompanhar um campeonato em outro país, ainda como estagiária, com certeza me permitiu me apropriar ainda mais dos conhecimentos da Psicologia e relacioná-los com o esporte. Foi enriquecedor”, define.

Daniela destaca que até mesmo os momentos de descontração provocam reflexões e aprendizados relacionados ao contexto dos estudos. Lidar com adolescentes que estão longe de casa, vivendo um cenário de competição, também é um desafio para quem as acompanha. “É uma experiência de muito crescimento para todas. Com certeza foi uma oportunidade incrível e eu adorei cada segundo. Ainda bem que ainda tenho outros seis meses de estágio pela frente”.

Vestibular para os cursos de Educação Física e Psicologia está com inscrições abertas

Os cursos de Educação Física e Psicologia estão entre as 28 opções de graduação presenciais e 18 cursos de graduação a distância (EAD) do processo seletivo da Univates com inscrições abertas. Os candidatos podem escolher entre realizar a prova on-line ou participar do provão presencial, que acontecerá no dia 26 de junho, no campus de Lajeado.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site univates.br/vestibular. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br, pelo telefone 0800 7 07 08 09 ou pelo WhatsApp (51) 3714-7000.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods