Explore promove ações para aproximadamente mil estudantes em Nova Mutum, no Mato Grosso

Postado as 23/05/2022 08:48:40

Por Natalia Nissen

Divulgação

Explore é um programa de relacionamento da Universidade do Vale do Taquari - Univates com as escolas para aproximar estudantes de Ensino Médio e a Universidade. Entre os dias 9 e 13 de maio, a equipe de trabalho do programa esteve em Nova Mutum, no Mato Grosso, e realizou atividades na Escola Cenecista Hilda Strenger Ribeiro, no Colégio Piaget e na Escola Estadual José Aparecido Ribeiro.

Cerca de mil estudantes de 40 turmas do Ensino Médio participaram da palestra “CTRL Play: carreira e mercado de trabalho”, em que as psicólogas Ana Luisa Freitag e Betina Espindula abordaram as dúvidas mais comuns entre os jovens, envolvendo o futuro e a escolha profissional, o mercado de trabalho e tendências sobre carreira.

Segundo a professora Flávia Inês Iores, da Escola Cenecista Hilda Strenger Ribeiro, todos os assuntos tratados na palestra poderão ajudar os estudantes que ainda estão inseguros e até mesmo aqueles que já decidiram qual profissão seguir.

“A nova geração de jovens recebe muita informação e nem sempre consegue selecionar o que é relevante. Acredito que cada vez mais a gente precisa trazer esses temas para dentro da sala de aula. Trabalho há muitos anos com as turmas de Ensino Médio e vejo que muitos estudantes chegam ao último ano se sentindo perdidos, sem saber o que fazer depois da formatura. Então, quanto mais conhecimento qualificado chegar até eles, melhor”, destaca a professora.

Ao final da atividade, os jovens fizeram um teste vocacional, que mostra com quais áreas do conhecimento e carreiras profissionais eles têm mais afinidade. Para o estudante Gabriel Martins, 16 anos, o teste foi útil para confirmar as possibilidades que ele já vislumbrava. “Nunca tinha feito um teste vocacional, mas achei muito legal porque esclarece dúvidas e indica um caminho para seguir”. Ele conta que, ao concluir o Ensino Médio, pretende cursar Economia, Direito ou algo na área de engenharia.

Yasmin Espindola Morandini, 16 anos, também fez o teste vocacional para confirmar seu interesse na área da saúde. Ela quer cursar Medicina. “Nunca tinha feito o teste e achei realmente interessante. Tenho amigas que têm bastante dificuldade neste aspecto, de decidir uma profissão, e o teste ajuda a esclarecer as ideias”, pontua.

Conheça o programa Explore

No Rio Grande do Sul, o Explore promove ações gratuitas de relacionamento com as escolas dos Vales do Taquari e Rio Pardo e da Serra.

Escolas interessadas em participar das atividades podem entrar em contato com a Univates pelo e-mail relacionamento@univates.br, pelo telefone (51) 3714-7008 ou pelo WhatsApp (51) 99574-4750.

Para saber mais sobre as ações e os benefícios para escolas, professores, alunos e familiares, acesse o site univates.br/explore.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods