Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Após solicitação dos estudantes na autoavaliação, Univates ajusta horário das aulas

Postado as 26/11/2021 13:39:03

Por Lucas George Wendt

Após a demanda apontada por estudantes na Autoavaliação Institucional e por meio do Diretório Central de Estudantes (DCE), a Universidade do Vale do Taquari - Univates retomará os antigos horários das aulas para os cursos presenciais a partir de 2022. Dessa forma, as aulas dos cursos presenciais ocorrerão das 8h10min às 11h30min no turno da manhã; das 13h30min às 16h50min no turno da tarde; e das 19h10min às 22h30min à noite.

Conforme a reitora da Univates, professora Evania Schneider, “acreditamos na força do diálogo e da representação, por isso temos reforçado em diferentes espaços a importância dos representantes de turma, dos Diretórios Acadêmicos e do DCE para o desenvolvimento de lideranças”. “Esses são canais de comunicação efetivos para que possamos melhorar nossos processos, garantindo sempre a qualidade da aprendizagem”, aponta a reitora. 

A vice-reitora e pró-reitora de Ensino, professora Fernanda Pinheiro, acrescenta que, com a retomada das atividades presenciais em todos os cursos e a necessidade de deslocamento até o campus, muitos estudantes passaram a narrar dificuldades em chegar no horário estabelecido. “Isso foi manifestado por meio das representações estudantis, seja DCE, seja representantes de turma, ou mesmo na avaliação institucional realizada de forma on-line. Por estar mais adequado à rotina local, retomamos o horário inicial das aulas para as 19h10min, explica. 

Fernanda acrescenta que, por outro lado, outras concepções pedagógicas vêm sendo adotadas pela Univates. “Com a percepção de que a sala de aula se estende além das quatro paredes, e considerando o que vem sendo tendência em matéria de tempo de aula no ensino superior, decidimos ampliar o tempo de intervalo para 20 minutos por turno. Isso valoriza a convivência entre os estudantes, os momentos de troca, os períodos de organização de materiais e até mesmo de deslocamento pelo campus, já que, com as matrizes curriculares do Aula+, passamos a experimentar, também, a oferta de componentes curriculares de meio período, ou seja, o estudante cursa um componente até o intervalo e outro depois, otimizando seu tempo de estudo”, relata.

Além da alteração do horário, a Univates está se organizando para que em 2022 as aulas sejam 100% presenciais para todos os estudantes, sem transmissão on-line. 

Saiba mais

O horário em vigor das aulas para os cursos presenciais foi anunciado para o início do ano letivo, em fevereiro de 2021. O horário válido para 2022 será o seguinte:

Cursos presenciais

Manhã: das 8h10min às 11h30min, com intervalo das 9h40min às 10h;

Tarde: das 13h30min às 16h50min, com intervalo das 15h às 15h20min;

Vespertino: das 17h10min às 18h50min, sem intervalo; 

Noite: das 19h10min às 22h30min, com intervalo das 20h40min às 21h. 

Curso de Medicina

Manhã: das 8h às 12h15min;

Tarde: das 13h15min às 17h30min;

Noite: das 18h30min às 22h45min.

Autoavaliação pode ser preenchida até o dia 30

Estudantes e professores dos cursos presenciais de graduação e técnicos da Univates podem registrar, até o dia 30 de novembro, sua opinião na Autoavaliação dos cursos da Instituição, por meio do link univates.br/avaliacao/.

Por ser disponibilizada em formato responsivo, a avaliação poderá ser respondida por meio de celulares e tablets, além do computador. Os respondentes podem editar sua resposta a qualquer momento até o último dia de avaliação, 30 de novembro. Além disso, o formulário não precisa ser preenchido por completo logo de início – é possível acessar o sistema em mais de um momento e continuar de onde parou. A identidade dos participantes é mantida em sigilo para proporcionar espaço aberto a opiniões e sugestões à Univates.

Logo ods