Inscrições abertas para bolsas de estudo no Canadá

Postado as 21/02/2020 08:29:02

Por Nicole Morás

Divulgação

O Emerging Leaders of the Americas Program (Elap) é um projeto criado pelo governo do Canadá que apoia o desenvolvimento do capital humano e da próxima geração de líderes nas Américas. Também objetiva fortalecer os vínculos entre as instituições de ensino canadenses, da América Latina e do Caribe. As bolsas de estudo disponibilizadas pelo Elap oportunizam que estudantes realizem intercâmbio de curta duração (de quatro a seis meses) no Canadá, para estudo ou pesquisa na graduação, mestrado ou doutorado. Para concorrer a uma bolsa, a instituição de ensino do aluno interessado precisa ter vínculo de cooperação com uma universidade canadense, o que permite aos alunos da Univates se candidatarem a uma vaga Concordia University of Edmonton.

Para a diretora da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Univates, Viviane Bischoff, a oportunidade vai ao encontro dos interesses institucionais da Universidade, sendo uma forma de facilitar a experiência internacional dos estudantes por oferecer apoio financeiro, um dos grandes entraves para a internacionalização atualmente. “Trabalhamos com instituições conveniadas que, em parte, oferecem apoio financeiro. No entanto, a grande maioria das instituições estrangeiras não disponibiliza esse benefício. Claro que o apoio financeiro não é tudo: levamos ao aluno um mundo de oportunidades e o auxiliamos em todo o processo, porém ele deve estar preparado”, explica.

O valor das bolsas de estudo varia de acordo com o período da mobilidade e o nível de ensino. Para os alunos de graduação, mestrado e doutorado que permanecerem no Canadá pelo período mínimo de quatro meses, o valor é de CAD 7.200 (aproximadamente R$ 24 mil). Já para estudantes de mestrado e doutorado que ficarem no país pelo período de cinco a seis meses, o auxílio é de CAD 9.700 (aproximadamente R$ 30 mil).

A mobilidade acadêmica pode ser realizada em 2020B ou em 2021A. Podem participar alunos alunos que estejam matriculados em cursos que tenham disciplinas semelhantes às oferecidas pela Concordia University of Edmonton. Formandos não podem participar, pois após o retorno os bolsistas precisam estudar por pelo menos mais um semestre na Univates.

Os documentos necessários e as informações para a inscrição podem ser conferidos neste link. As inscrições podem ser realizadas até dia 24 de março. O envio da documentação à instituição de destino é feito pela DRI. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail internacional@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5476.