Planetário Univates participa de Feira do Livro em Carlos Barbosa

Postado as 06/11/2019 09:03:44

Por Redação

Divulgação

Em parceria com o polo Univates de Carlos Barbosa, o Projeto de Extensão “Planetário Univates: divulgação científica e astronomia ao alcance de todos” esteve presente na 28ª Feira do Livro de Carlos Barbosa, que ocorre até o próximo sábado, dia 9, na rua coberta na cidade de Carlos Barbosa. Nesta terça-feira, 05, durante todo o dia, o Planetário realizou sessões de astronomia para as escolas E. E. E. M. São Roque, E. M. E. F. Aparecida, Escola Carlos Barbosa e Escola Prefeito José Chies. Foram atendidos cerca de 220 estudantes do Ensino Fundamental.

De acordo com a coordenadora do projeto, Andréia Spessatto De Maman, a Astronomia é um tema que gera interesse e curiosidade nas pessoas e a oportunidade de participar de uma sessão do planetário pode despertar ainda mais esse encantamento de olhar para o céu e tentar compreender fenômenos e fatos ao longo da história da humanidade.

Além disso, é um tema interdisciplinar que integra a Base Nacional Comum Curricular e está presente nos currículos das escolas. O projeto de extensão “Planetário Univates”, por meio de ações como esta, busca divulgar e difundir esse conhecimento empregando sessões e conversas sobre astronomia
coordenadora do projeto, professora Andréia Spessatto De Maman

As atividades do planetário ocorrem na Univates todas as terças-feiras, e a participação se dá mediante agendamento de horário, que pode ser feito pelo e-mail exatas_extensao@univates.br. Além de sessões no planetário, também são oferecidas oficinas com temas de Astronomia e sessões no observatório astronômico, onde é possível observar o céu pela lente de um telescópio (essa atividade só ocorre à noite e em caso de tempo bom), cujos agendamentos podem ser realizados pelo mesmo e-mail.