Educação Física proporciona o conhecimento de diferentes esportes

Postado em 22/03/2018 08h54min e atualizado em 22/03/2018 09h35min

Por Ana Amélia Ritt

Divulgação

O Stocksport é um esporte originário da cultura germânica. Trazido para o Brasil em 2003, ele pode ser praticado no concreto ou asfalto. Quando praticado no gelo, o nome muda, torna-se Eisstocksport. Essa nova modalidade foi tema da disciplina Estudos Socioculturais do Movimento, do curso de Educação Física, ministrada pelo professor Derli Juliano Neuenfeldt

A prática, proporcionada pelo Centro de Cultura Alemã de Lajeado, ocorreu no Parque Histórico de Lajeado. Apesar de nunca ter praticado antes, a estudante Stéfani Bruxel afirma que o esporte é de fácil compreensão e muito divertido. “Há semelhança com a bocha, que jogamos no interior”, explica. Sobre as diferentes práticas, Stéfani destaca a importância de os estudantes de Educação Física terem o máximo de vivências possíveis. “Também devemos difundir os diferentes esportes e fortalecer as culturas que caracterizam nossa região, como a alemã”, conclui.

O coordenador do curso de Educação Física - Licenciatura, Derli Juliano Neuenfeldt, completa ao afirmar que a vivência com práticas corporais diferentes, como o Stocksport, possibilita que os acadêmicos percebam que há uma gama enorme de opções e reflitam sobre qual contribuição o profissional de Educação Física pode dar para o desenvolvimento e difusão desses esportes.

Da mesma forma, essa experiência possibilita a reflexão sobre nossas preferências esportivas e sobre por que damos mais valor e visibilidade a determinadas práticas corporais
professor Derli Juliano Neuenfeldt

Divulgação