Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Ingresso dos estudantes nos cursos acontece de forma trimestral, por meio de processo seletivo

Elise Bozzetto

Univates lança novos cursos EAD

Postado em 16/10/2017 14h35min e atualizado em 18/10/2017 17h25min

Por Artur Dullius

A partir de agora o Ensino a Distância (EAD) ganha força na Universidade do Vale do Taquari - Univates. A Instituição passa a oferecer, em 2018, 13 novos cursos nessa modalidade. Dessa forma, a Universidade busca ampliar a abrangência de sua área de atuação, disponibilizando novas ferramentas para o acesso ao ensino, com o compromisso de formar profissionais qualificados para o crescimento da região. Conforme o reitor da Univates, Ney Lazzari, o Rio Grande do Sul nunca atendeu à demanda de EAD do Estado.

De todos os universitários gaúchos da modalidade a distância, apenas 12% são atendidos por universidades do Rio Grande do Sul, ou seja, quase 90% estão matriculados em instituições de fora do nosso Estado. Por outro lado, conforme dados oficiais do MEC, o crescimento do ensino a distância tem índices acima de 65% no período de 2009 a 2015, enquanto que, nesse mesmo período, o presencial cresceu apenas 15%. Só isso já justifica a entrada na Univates na modalidade EAD
Ney Lazzari, reitor da Univates

A diretora de ensino a distância, Edí Fassini, garante que a inserção da Universidade nessa modalidade foi um processo constante, que se intensifica agora com a ampliação dos cursos oferecidos. “A Univates possui uma longa experiência no EAD. Iniciamos com a realização de algumas aulas, avançamos com o oferecimento de algumas disciplinas e, posteriormente, com a oferta de dois cursos nessa modalidade. Então, estamos plenamente adaptados a essa nova proposta de ensino”, explica a diretora.

Inicialmente serão oferecidos cursos de licenciatura, bacharelado e superior de  tecnologia. Nas duas primeiras áreas os cursos terão duração de quatro anos e na última, de aproximadamente dois anos e meio. O valor da mensalidade dos cursos nessa modalidade de ensino varia entre R$ 272,60  e R$ 329,00.

Como acontecem as aulas

As aulas começam em março e acontecem em regime modular. Cada módulo terá cerca de três meses de duração e será composto por 200 horas, sendo 160 horas de aulas direcionadas a conteúdos específicos e 40 horas de componentes integradores, que consolidam o conhecimento adquirido por meio de atividades especiais.

Durante as aulas os estudantes terão acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, com materiais on-line e videoconferências, que acontecem de forma periódica com os tutores responsáveis. Ao todo serão nove semanas de aula, sendo oito de atividades de ensino e uma dedicada à realização de provas presenciais. Além disso, o aluno terá a possibilidade de explorar toda a infraestrutura do campus de Lajeado.

Veja o depoimento do acadêmico Dionatan Hamester, estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Formas de ingresso

O ingresso dos estudantes nos cursos acontece de forma trimestral, por meio de processo seletivo. O primeiro processo ocorre no dia 26 de novembro, data em que será aplicada a prova de redação no campus de Lajeado. Os interessados também podem concorrer com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio dos anos de 2009 a 2016. As inscrições para esse processo iniciam no dia 23 de outubro.

Além disso, a partir do dia 27 de novembro, os interessados podem ingressar no curso por meio de prova agendada, a ser realizada no campus de Lajeado. Todas as informações sobre os cursos podem ser conferidas no site www.univates.br/ead.