A Engenharia Biomédica em debate

Postado em 23/08/2017 14h13min

Por -

A I Jornada de Engenharia Biomédica reúne, nesta quarta-feira, dia 23, renomados profissionais da área, na Univates. O evento busca esclarecer dúvidas sobre a temática, além de apresentar a área de atuação do engenheiro biomédico para a comunidade interessada. As atividades ocorrem no auditório do Prédio 11, até as 19h. Ao todo são mais de dez atividades, entre palestras e oficinas.

A programação teve início, às 8h20min, com a palestra de Alfredo Corniali, diretor regional da Associação Brasileira de Engenharia Clínica do Estado da Bahia, que abordou as diferentes possibilidades de atuação da profissão. Segundo ele, precisamos usar a ciência e a tecnologia para transformar a vida das pessoas. “A Engenharia Biomédica surge com esse propósito”, afirmou.

Na sequência Léria Holsbach, coordenadora de Engenharia Clínica do Hospital Santa Casa de Misericórdia, de Porto Alegre, falou sobre a importância dos profissionais para as casas de saúde. “É o engenheiro clínico quem vai revisar a precisão e a eficiência de cada aparelho presente em um hospital”, garante. Durante sua fala, Léria também apresentou números e situações reais do hospital porto-alegrense.

Sobre o curso
A partir de 2018 o curso de Engenharia Biomédica estará entre as opções de escolha dos vestibulandos da Univates. Considerada como a “profissão do futuro”, a área é marcada pela ligação entre a saúde e a tecnologia. Dividido em três grandes áreas de aplicação, o curso abrangerá a engenharia clínica com maior foco, não deixando de lado as áreas de engenharia biomecânica e médica.

Os profissionais formados terão atuação voltada ao desenvolvimento e à manutenção de equipamentos médico-hospitalares, fabricação de próteses, geração de biomateriais, instalação de ambientes hospitalares, calibragem de equipamentos e desenvolvimento de materiais médicos. Mais informações podem ser conferidas no site www.univates.br/graduacao/engenharia-biomedica.

Texto e fotos: Artur Dullius
Corniali abordou as diferentes possibilidades de atuação da profissão

Artur Dullius

Léria é coordenadora de Engenharia Clínica do Hospital Santa Casa de Misericórdia, de Porto Alegre