Estudantes do Técnico em Comunicação Visual da Univates vencem competição

Postado em 23/06/2017 10h43min

Por Curso Técnico em Comunicação Visual

Ter a oportunidade de melhorar, mesmo que indiretamente, a vida de pessoas da sua comunidade, e isso durante a formação profissional. Com essa frase a estudante Jaqueline Pereira, de Taquari, resume sua participação no Corujão 2017, competição promovida pelo curso de Publicidade e Propaganda da Univates e voltada a estudantes dos cursos da área. Na edição de 2017, a equipe “13 members why”, formada por alunos do Técnico em Comunicação Visual, teve sua campanha  escolhida pelo cliente: a Apae de Estrela.

No total, 6 equipes disputavam o Corujão de 2017. A competição existe desde 2008 e tem como objetivo proporcionar aos participantes uma experiência prática real e a integração dos estudantes. Após vencer o Corujão,  os alunos desenvolverão a campanha para o cliente. A previsão é de que o material seja divulgado em outubro deste ano. Para a coordenadora do técnico, Elise Bozzetto, a capacidade de empatia da equipe foi primordial para o resultado. “Estou muito orgulhosa, os estudantes captaram a essência do que o cliente queria não caindo em uma mensagem clichê. A grande questão da comunicação é entender e tocar a alma das pessoas”, defende.

Com o tema "Histórias de pessoas que querem ser", a campanha busca conscientizar sobre a potencialidade das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “Escolhemos esse tema pois acreditamos que as pessoas atendidas pela Apae só precisam de uma oportunidade do mercado para mostrar suas potencialidades. Elas podem ser o que quiserem ser. Como qualquer ser humano, só precisam de espaço para se desenvolver. A ideia é mostrar, com a campanha, que as limitações não definem quem somos. O que nos define é o que podemos ser”, comenta Jaqueline. Para ela, oportunidades como esta são ricas em aprendizado. “Durante o curso técnico temos a possibilidade de interagir com clientes reais e isso sempre é enriquecedor, nos prepara para o mercado de trabalho. O Corujão foi uma experiência intensa pois tivemos uma noite para desenvolver uma campanha completa. Todo nosso esforço valeu a pena”, declara.

A experiência também marcou Sarah Saraiva, estudante do segundo semestre. “A minha experiência no Corujão só pode ser descrita com uma palavra: doida! Foi algo que eu nunca tinha feito na minha vida, passar a noite inteira tendo uma ideia mais maluca que a outra, correr de estúdio para estúdio, tomar tanto café que já não aguentava mais, comer a cada cinco minutos... Bem, montar uma campanha em uma noite não é fácil, mas posso garantir que foi uma das experiências mais divertidas que eu já tive e com certeza nunca vou esquecê-la”, enfatiza.

Além de Jaqueline e Sarah, a equipe do Técnico em Comunicação que desenvolverá a campanha é formada pelos estudantes André Azevedo, Antônio Brandão, Deivid Rafael Tirp, Deniel Nunes, Elen Cristina dos Santos, Jonathan Avelino da Rocha, Lilian Zanatta, Manoela Carvalho, Stefani Morais Figueiredo, Tainá Kroth e Thais Cristine Scheibler.

Sobre o cliente
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Estrela, fundada em 1967, atende crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual. É uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, alicerçada em três eixos: saúde, educação e assistência social. A entidade trouxe para o Corujão a preocupação em inserir os jovens atendidos no mercado de trabalho. A partir dos 14 anos, contando com pré-oficina, oficina de culinária e oficina de artesanato, os jovens começam a se preparar para ingressar no mercado de trabalho. Quando aptos, são incluídos e acompanhados pela equipe de profissionais da Apae.

Cursos técnicos recebem inscrições
O curso Técnico em Comunicação Visual é uma das opções oferecidas para o segundo semestre de 2017. As inscrições devem ser feitas até o dia 4 de julho pelo site www.univates.br/tecnicos.

Texto: Curso Técnico em Comunicação Visual

Sarah Saraiva