Volta às aulas será com mudanças no trânsito

Postado em 16/02/2016 17h27min

Por Artur Dullius

Buscando solucionar problemas relacionados à mobilidade urbana e à segurança, a Univates, por meio do setor de Engenharia e Manutenção, juntamente com o Departamento de Trânsito de Lajeado, realiza diversas alterações no entorno do campus. As obras, que começaram em janeiro, devem ser finalizadas até o início das aulas, somando um investimento de 400 mil reais por parte da Instituição. Entre as mudanças realizadas estão a remoção de alguns pontos de paradas de ônibus, instalação de novas coberturas, repintura da sinalização horizontal e ampliação das vagas de estacionamento.

Construído como ponto de embarque e desembarque para alunos, professores e funcionários da Instituição, o recuo feito próximo ao Centro Cultural recebe, no mês de fevereiro, a instalação das novas estruturas de vidro. A nova área, de 115 m², irá substituir as coberturas existentes em frente ao Prédio 11. O projeto, desenhado pela auxiliar de arquitetura Karina Krein, sob a vistoria da arquiteta Michele Welp, busca trazer, além de traços estéticos, transparência e conforto às novas instalações.

Assim como as demais paradas instaladas pelo campus, as novas estruturas buscam prevenir danos relacionados à chuva e à insolação. “Nossa preocupação é colocar estruturas com o mesmo padrão do Centro Cultural, sem perder a identidade visual do prédio, pois, do ponto de vista arquitetônico, é o mais importante para a Instituição. Mas também não poderíamos deixar o conforto e a segurança de lado”, comenta Karina. A estrutura ainda terá ponto de espera específico para cadeirantes e a possibilidade de ampliação. As paradas devem estar disponíveis para uso até o final de fevereiro.

Além do ponto em frente ao Prédio 11, as coberturas localizadas próximo ao Centro Cultural (P3) e próximo ao Estádio Olímpico (P4) também serão removidas. Conforme Robledo Müller, gerente do setor de Engenharia e Manutenção, as alterações devem melhorar o fluxo de veículos e pedestres nos locais. “Sabemos que a mudança sempre traz desconforto, mas a nossa intenção é fazer com que o aluno embarque e desembarque dentro do campus, garantindo, assim, maior segurança e comodidade”, destaca.

Para atender a demanda de alunos, nova cobertura para embarque e desembarque está sendo construída no estacionamento de ônibus atrás do Complexo Esportivo. “A estrutura, dentro do campus, irá garantir mais segurança aos alunos, pois, além de diminuir os riscos de assaltos, evita a necessidade de travessia em via pública”, afirma Müller.

Atenção às alterações
Confira no mapa as alterações que estão sendo feitas e exigem atenção de motoristas e pedestres na volta às aulas:
- as novas vagas de estacionamento para automóveis, localizadas em frente aos prédios 1 e 11 e no trecho entre o Centro Cultural e o Complexo Esportivo, estão destacadas em rosa no mapa;
- a proibição de estacionamento para ônibus e autolotações nas ruas laterais também faz parte das alterações e está marcada em vermelho no mapa;
- em amarelo estão demarcadas as paradas que serão removidas do campus, buscando solucionar problemas relacionados à mobilidade urbana e à segurança dos alunos;
- os novos pontos de ônibus que estarão disponíveis até o final do mês de fevereiro, além da parada 7 (P7), que será recolocada pelo Departamento de Trânsito de Lajeado, estão apontados na cor laranja.

Texto: Artur Dullius
Coberturas buscam manter o padrão arquitetônico do Centro Cultural

Artur Dullius

Repintura da sinalização vertical foi feita no mês de fevereiro.

Artur Dullius

Projeto busca trazer, além de traços estéticos, transparência e conforto às novas instalações

Coberturas estão sendo instaladas atrás do Complexo Esportivo

Novas vagas de estacionamento foram colocadas em frente ao Prédio 1