Aluna de Jornalismo é finalista no concurso Primeira Pauta

Postado em 16/12/2015 13h46min

Por -

A aluna do curso de Jornalismo da Univates Jéssica Ribeiro Mallmann foi uma das finalistas da 7ª edição do concurso Primeira Pauta, da Zero Hora. Foram selecionados 15 estudantes de Jornalismo, autores dos melhores textos, de 11 universidades gaúchas. Além da Univates, foram classificados estudantes da UPF, UFPel, Unisinos, UniRitter, Feevale, UFRGS, PUCRS, Unipampa, Unisc e Ulbra.

No Primeira Pauta 2015, os estudantes participam de uma imersão na Redação do jornal, que inclui aulas e práticas jornalísticas, resultando em um trabalho que é avaliado por uma comissão de editores de ZH. Para Jéssica, a experiência confirmou a escolha da profissão. "Participar do Primeira Pauta ZH foi uma experiência única. Pela primeira vez todos os finalistas passaram um dia dentro da redação do jornal Zero Hora. O desafio lançado pelo concurso permitiu descobrir um novo olhar sobre coisas que muitas vezes passam despercebidas na correria do cotidiano. Desde o momento de enviar o texto até a produção do vídeo final, tive em mente que, independente do resultado, aproveitaria ao máximo todos os minutos ali dentro. E foi o que fiz. Estar em contato com a rotina ZH e conhecer jornalistas gaúchos importantes, assim como ouvir relatos de suas experiências, me fez ter a certeza de que estou no curso certo, fazendo o que gosto”, conta.

Criado em 2009, o concurso selecionou nas primeiras cinco edições um estudante por ano e premiou os vencedores com o direito de acompanhar uma grande cobertura/reportagem de Zero Hora. A estudante Mariana Müller (UFRGS) foi a pioneira. Ela viajou por 15 dias na Expedição Lagoa Mirim com ZH. Em 2010, Álvaro Andrade (Ulbra) participou da cobertura do acidente com mineiros no Chile. No ano seguinte, a vencedora foi Fabiane Paza (UFSM), que viajou em uma cobertura esportiva da Libertadores no Peru. Camila Faraco (UFPel), em 2012, integrou a equipe de ZH nas eleições em São Paulo. Em 2013, Jéssica Rebeca Weber (Feevale) foi a vencedora e acompanhou a reportagem Tesouros Farroupilhas em um roteiro pelo RS. Em 2014, ZH selecionou não um, mas cinco estudantes. O grupo formado por Júlia Burg (UFRGS), Vitória Lemos (UFRGS), Leonardo Vieceli (Unisinos), Camila Ghisleni (UFRGS) e Vinicius Coimbra (UPF) produziu uma reportagem sob orientação de profissionais. O conteúdo foi impresso e divulgado nas universidades.

Confira os finalistas:
– Daniel Rohrig – Passo Fundo (UPF)
– Estevan de Freitas Garcia – Pelotas (UFPel)
– Évilin Thaoane de Matos Campos – Gravataí (UniRitter)
– Gabriela Schmalfuss Borges – São Lourenço do Sul (UFPel)
– Gilberto Victo Caiteano – Novo Hamburgo (Feevale)
– Jéssica Ribeiro Mallmann – Lajeado (Univates)
– Julia Maziero Possa – Passo Fundo (UPF)
– Juliano Zarembski – Porto Alegre (UFRGS)
– Karina Dalla Valle – Garibaldi (Unisinos)
– Larissa Júlia Paludo – Erechim (UPF)
– Letícia Paola Beilfuss – São Borja (Unipampa)