Univates conquista 7º lugar na Etapa Sul Brasileira de Baja

Postado em 15/12/2015 17h56min

Por Artur Dullius

A equipe Baja Univates Team participou, nos dias 20, 21 e 22 de novembro, da 13ª Etapa Sul Brasileira de Baja. A competição ocorreu em Gravataí e contou com a participação de 24 Universidades oriundas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Esta é a terceira vez que a equipe da Univates participa da competição Nacional. No primeiro ano a 9ª colocação, em 2014 o 7o lugar e neste ano a equipe conquistou mais uma vez a 7ª colocação.

O projeto Baja SAE Brasil é uma competição entre Instituições de Ensino Superior de âmbito mundial e que desafia os estudantes de engenharia a projetar, construir e testar um veículo off-road visando à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Na Univates cerca de 15 alunos, principalmente dos Cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação, participaram da competição.

Conforme o coordenador do projeto, Carlos Lagemann, o nível da etapa Sul Brasileira é sempre muito alto devido às características do terreno. “Para nós foi uma vitória conseguir completar as três horas de enduro com o carro inteiro. Este ano a maior dificuldade para nossa equipe foi a criação de uma ‘piscina de lama’ por onde o veículo precisava passar a cada volta”, ressalta.

Ao longo da competição as equipes apresentaram seus projetos e buscaram soluções para eventuais problemas que encontravam. Também foram avaliadas em quesitos como segurança, conforto e motor, além de provas dinâmicas que envolveram aceleração, tração e desempenho.

Lagemann lembra que todos os alunos da Univates estão convidados a participar. “Apesar do foco do projeto ser os Cursos de Engenharia, os mais variados Cursos têm a oportunidade de colocar em prática os conceitos vistos em sala de aula. O regulamento da competição possui 100 páginas e por isso precisamos pensar como se fôssemos fabricantes de veículos off-road, com uma produção de 4.000 veículos por ano”, afirma o coordenador do projeto, salientando que a atividade pode ser utilizada como tema para Trabalhos de Conclusão de Curso.

Em março a equipe vai até São Paulo onde participa da Etapa Nacional. Até lá alguns ajustes devem ser feitos no carro. Para a próxima competição Sul Brasileira, em novembro de 2016, um novo chassis será construído, devido ao limite de duas competições regionais com o mesmo carro já atingido pela equipe Baja Univates Team.

Texto: Artur Dullius

Rodrigo Balbueno