Prêmio U.Design foi entregue nesta terça-feira

Postado em 17/11/2015 21h28min

Por Nicole Morás

Com 18 trabalhos inscritos, o 1º Prêmio U.Design - Concurso Universitário de Design Univates conheceu seus vencedores nesta terça-feira, dia 17, no hall do Prédio 11, onde foram anunciados os finalistas e entregues as premiações aos melhores colocados das três categorias: Gráfico/Visual, Sistema/Produto e Diplomados.

De acordo com o coordenador do curso, professor Rodrigo Brod, a iniciativa integra as comemorações de dez anos do bacharelado na Instituição e teve por objetivo incentivar, divulgar e premiar a produção de projetos de estudantes e diplomados. “Trata-se de um concurso e exposição de trabalhos com o intuito de promover o aluno e futuro designer, bem como quem já concluiu o curso, e estimular o desenvolvimento de projetos conceituais, que apresentem qualidade técnica” afirmou Brod.

A qualidade dos trabalhos também foi destacada, em parecer, pelo presidente da Associação de Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (apDesign), Rodrigo Leme. “A apDesign tem plena disposição em participar de eventos como este, que tenham a preocupação de elevar ainda mais a qualidade dos trabalhos e preparar o aluno para o mercado de trabalho. Parabéns pela iniciativa, organização e, principalmente, pelo alto nível dos projetos. Podem contar sempre conosco e esperamos ver cada vez mais trabalhos nas futuras edições”, declarou ele. Leme e o diretor de varejo e relações com o mercado da ApDesign, Marco Pozza compuseram a comissão julgadora do concurso.

O prêmio também se configura como uma oportunidade para que os alunos qualifiquem os trabalhos desenvolvidos nas disciplinas, já que oferece um novo momento de avaliação, por meio de uma comissão julgadora com convidados externos. Os primeiros colocados de cada categoria foram contemplados com kits de livros das editoras Bookman e GGBrasil, apoiadoras do prêmio, e também com anuidades de associação na apDesign, também apoiadora do concurso. Todos os inscritos receberam atestado de participação.

Os projetos inscritos no 1º Prêmio U.Design ficam em exposição no hall do Prédio 11 até o dia 7 de dezembro.

Vencedores e Finalistas
Na categoria sistema/produto, o projeto vencedor foi dos estudantes Lucas Cristiano Baldissera e Jéssica Viana, com o título De A a Chá, um projeto de Ecodesign. Para os avaliadores, o projeto se destaca porque “associa aspectos educativos com preocupação ambiental, além de apresentar design simples e universal”. O segundo colocado foi o projeto Lavelo, de Edimilson Mees; e o terceiro lugar foi conquistado por Bruno Dallaqua, Marciano R. Fischer, Éverson Fin e Gustavo C. da Silva com o projeto Jogo Command.

Na categoria gráfico/visual a vencedora foi a estudante Patrícia Lazzarotto com o projeto Linha Infantil Topz, um sistema de identidade visual para embalagens de cosméticos para crianças. Para os avaliadores da ApDesign, o “produto não abriu mão da criatividade e ainda se firmou como um produto competitivo e mercadológico. Design de embalagem associado à criação de personagens, cria vínculo emocional com o consumidor. Excelente qualidade gráfica”. O segundo lugar foi para o projeto “Planejamento e desenvolvimento de identidade visual para a empresa Girando Sol”, de Priscila Biasebetti, Jordana Friedrich e Bruna Gonçalves de Oliveira; e o terceiro lugar ficou com o projeto “Linha Chuá”, de Adriana Lemos da Silva, Josué Pereira Dias e Patrícia Lazzarotto.

Na categoria diplomados, Marcus Vinícius Wildner e Edimilson Mees ficaram em primeiro lugar com o projeto Avaint - Avaliação Institucional, projeto de design de interação que apresentou uma releitura do sistema de avaliação institucional da Univates. Conforme palavras dos representantes da ApDesign, “aprimoramento de plataformas digitais é o caminho para criar maiores vínculos entre usuário e estruturas. Design responsivo é imprescindível atualmente, celular já é a segunda tela. Tema pertinente.” O segundo lugar ficou com o projeto Urba – Mobiliário Urbano, também de Marcus Vinícius Wildner.

Texto: Nicole Morás

O segundo lugar na categoria gráfico/visual foi para o projeto “Planejamento e desenvolvimento de identidade visual para a empresa Girando Sol”, de Priscila Biasebetti, Jordana Friedrich e Bruna Gonçalves de Oliveira

1º Prêmio U.Design foi uma das ações de 10 anos do curso de Design

Nicole Morás

Lucas Cristiano Baldissera e Jéssica Viana criaram o projeto De A a Chá, vencedor na categoria sistema/produto

Prêmio U.Design foi entregue nesta terça-feira

Nicole Morás

O terceiro lugar da categoria gráfico/visual ficou com o projeto “Linha Chuá”, de Adriana Lemos da Silva, Josué Pereira Dias e Patrícia Lazzarotto

Nicole Morás

O segundo colocado na categoria sistema/produto foi o projeto Lavelo, de Edimilson Mees

Nicole Morás

Marcus Vinícius Wildner e Edimilson Mees ficaram em primeiro lugar na categoria Diplomados com o projeto Avaint - Avaliação Institucional

Nicole Morás

O segundo lugar na categoria Diplomados ficou com o projeto Urba – Mobiliário Urbano, também de Marcus Vinícius Wildner

Trabalhos inscritos ficam em exposição até o dia 7 de dezembro

Nicole Morás

O terceiro lugar da categoria sistema/produto foi conquistado por Bruno Dallaqua, Marciano R. Fischer, Éverson Fin e Gustavo C. da Silva com o projeto Jogo Command.