Ação de estudantes em Centro de Referência de Assistência Social é premiada

Postado em 15/06/2015 20h34min

Por Tuane Eggers

Estudantes de diversos cursos da Univates são desafiados, a cada semestre, a pensar em um projeto de cunho social a ser desenvolvido na disciplina de Empreendedorismo. O objetivo da iniciativa é aplicar a teoria aprendida em sala de aula em ações que beneficiem a comunidade. Em um total de 50 propostas, o projeto dos acadêmicos Carin Gomes, Jeremias Koppe, Morgana Cossul, Natan Reckziegel, Tiago Rolim dos Santos e Vinícius Grun foi considerado o melhor do semestre e recebeu um prêmio, entregue na noite desta segunda-feira, dia 15, pelo professor Jorge André Tischer e pelo coordenador do curso de Administração de Empresas, Sandro Nero Faleiro.

De acordo com Faleiro, são oferecidas cerca de seis ou sete disciplinas de Empreendedorismo a cada semestre. Assim, os alunos escolhem o melhor projeto desenvolvido na sua turma para competir com as demais e, em seguida, é formada uma banca composta por três professores, que não lecionam a disciplina, para que escolham o projeto destaque entre todos. Neste semestre, a banca foi composta pelos docentes Adalberto Schnorrenberger, Hélio Diedrich e Samuel Martim De Conto.

Os componentes do grupo vencedor escolheram um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade de Venâncio Aires para desenvolver suas ações, que envolveram a criação de uma brinquedoteca e o plantio de árvores na área da entidade. De acordo com a acadêmica Carin, o grupo detectou que, naquela unidade do Cras, enquanto as mulheres eram atendidas, muitas vezes, estavam acompanhadas por seus filhos, que ficavam sem ter o que fazer durante o atendimento.

“Pensamos em algo que pudesse auxiliar nesse sentido e criamos um local de recreação, com brinquedos, livros e outros materiais, para prender a atenção das crianças durante aquele período. Além disso, como o local não tinha vegetação, plantamos algumas árvores”, explicou Carin. As ações foram pensadas e desenvolvidas em algumas semanas, sendo que o grupo se reuniu em um sábado pela manhã para aplicar as ideias no espaço. “Fiquei muito feliz ao saber que fomos premiados. Mas, o que me deixou mais feliz foi poder estar naquele ambiente e fazer uma ação tão boa, que contribui com a sociedade”, ressaltou a acadêmica.

Os estudantes Jeremias, Tiago e Vinícius também ficaram surpresos ao receber o prêmio. “Nossa ideia foi, realmente, ajudar as pessoas atendidas pelo local. Não esperávamos ser reconhecidos como o melhor projeto, mas já que fomos escolhidos, somos muito gratos. Nos sentimos com o dever cumprido”, complementaram eles. Os componentes do grupo foram presenteados com mochilas e livros como premiação.

Texto: Tuane Eggers

Componentes do grupo receberam premiação dos professores Jorge André Tischer e Sandro Nero Faleiro

Tuane Eggers