Estudantes de Arquitetura são premiados em concurso para projeto da FAU-USP

Postado em 29/05/2015 09h30min

Por Nicole Morás

Os alunos Artur Pretto Junqueira, Lucas Richardt Medeiros, Lucas Rogério Sulzbach e Henrique Luis Viecelin Caumo, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, conquistaram o terceiro lugar no concurso Arquivo da FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). O concurso teve o objetivo de desafiar estudantes a projetarem um edifício-arquivo ao lado da FAU-USP para abrigar o acervo de projetos da sua biblioteca. O desafio era realizar arquitetura de caráter, cujo propósito fosse preservar e oferecer acesso à memória arquitetônica ali depositada, estabelecendo diálogo respeitoso com o prédio que é um dos maiores ícones da arquitetura brasileira do século XX.

De acordo com Henrique Caumo, a proposta do grupo buscou relacionar a edificação proposta com o prédio já existente da FAU-USP de forma "silenciosa", considerando que essa é uma das mais importantes obras do brutalismo paulista. “Para atingir essa relação, mantivemos alguns alinhamentos de altura, de fluxos de acesso e também de modulação estrutural. Buscamos criar uma edificação que apresentasse uma área térrea aberta, mas coberta, permitindo fluxo livre tanto das pessoas que iriam acessar o prédio quanto das pessoas que iriam cruzá-lo para acessar o prédio da FAU-USP”, explicou. Caumo acrescenta que, a partir disso, foi criada uma cobertura metálica, sustentada por oito pilares cruciformes, com o intuito de gerar permeabilidade visual, evidenciando a relação entre os dois edifícios. “No pavimento térreo propomos também duas caixas de vidro, que permitiriam a conexão visual entre a galeria e o térreo. O restante do projeto foi dividido em dois subsolos: o primeiro abriga a área destinada a galerias de exposição e o segundo, abrigando a área de apoio”, conclui ele.

De acordo com a professora Merlin Diemer, concursos de arquitetura são ótimas maneiras para a escolha de projetos, uma vez que a comissão julgadora pode comparar as diferentes propostas resolver o mesmo problema. “No Brasil, há alguns concursos destinados a estudantes de Arquitetura e é um orgulho para nós ver os nossos acadêmicos participando dessas modalidades, ainda mais quando conquistam bons resultados. Receber o resultado de terceira colocação, entre os 98 analisados, e que por pouco não foi a segunda, devido ao empate com o segundo lugar, confirma o potencial dos nossos estudantes”, afirmou a professora, lembrando que as equipes não são identificadas antes da avaliação. “Ver os estudantes da Univates ao lado dos acadêmicos da USP é gratificante. Aproveitamos para agradecer à equipe por divulgar o nome da Univates em nível nacional”, complementa ela.

O Concurso 010 da Projetar.org contou com 153 equipes inscritas e 116 projetos entregues, dos quais 98 foram encaminhados para avaliação dos jurados após verificação no pré-júri. No portal Projetar.org estão disponíveis na íntegra as propostas de todos os grupos que enviaram seus projetos.

Saiba mais

O portal Projetar.org é uma ferramenta que visa à interconexão de estudantes universitários por meio de concursos de projetos ligados a temas atuais, nos mesmos moldes de concursos profissionais de arquitetura. Ao mesmo tempo que proporciona que estudantes universitários explorem seu potencial e desenvolvam suas habilidades e criatividade por meio da participação nos concursos, a ferramenta Projetar.org é uma vitrine para o mercado de trabalho, expondo as propostas desenvolvidas pelos estudantes e propiciando a descoberta de novos talentos.

Texto: Nicole Morás

Nathália Lauxen