Estudante de Design é finalista em concurso nacional

Postado em 20/05/2015 08h32min

Por Tuane Eggers

Pelo segundo ano consecutivo, o curso de Design da Univates é representado no concurso do cartaz promovido pelo Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (MCB). Nesta edição, o estudante Cristiano André Morsch teve seu cartaz selecionado como finalista, ao lado de outros sete, de um total de 567 inscrições.

Entre os escolhidos, o cartaz de Morsch foi o único fora do eixo Rio-São Paulo. Além disso, apenas duas instituições de ensino aparecem entre os finalistas: a Univates e a Faculdade Paulista de Artes. O cartaz vencedor do concurso foi feito por Ana Luiza de Oliveira Costa.

Morsch conta que está muito contente com o resultado alcançado, já que o concurso teve centenas de participantes, e era difícil imaginar que a sua obra estaria entre os finalistas, entre tantos concorrentes aptos a receberem o prêmio. “Quando li meu nome no texto dos jurados, fiquei muito animado. Sabemos que o concurso estabelecido pelo Museu da Casa Brasileira é importante para nós, designers, pois divulga novos talentos a cada ano, concedendo honrarias e reconhecimento para os profissionais que estão buscando se destacar no mercado”, ressalta.

Neste ano, o curso de Design da Univates participou com 23 trabalhos inscritos, sendo a maioria de estudantes da disciplina de Design para Meios Gráficos, como foi o caso do cartaz finalista. De acordo com o coordenador do curso e professor da disciplina, Rodrigo Brod, é possível ver outros trabalhos da turma no vídeo de divulgação, chegando alguns perto da seleção final, já que aparecem no momento da escolha dos finalistas. Os cartazes feitos por estudantes da Univates estão expostos na sala 101 do Prédio 11.

O concurso do cartaz elege a principal peça de comunicação do Prêmio Design. Além de ser impresso para divulgação da premiação, ele também norteia a identidade visual do 29º Prêmio Design MCB. Os cartazes inscritos foram avaliados pelo júri coordenado por Gustavo Piqueira e formado por Catarina Bessell, Daniel Trench, Kiko Farkas, Vicente Gil, Claudia Warrak e Daniel Bueno.

Os finalistas do concurso terão seus trabalhos expostos na mostra “29º Prêmio Design”, em exibição a partir de 26 de novembro, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Nessa data, será realizada a cerimônia de premiação. Detalhes sobre o concurso podem ser conferidos em www.mcb.org.br.

Saiba mais sobre o conceito do cartaz selecionado
Morsch optou por representar em sua obra parte da realidade vivenciada na política do país. “A cada dia que passa, nos deparamos com mais desigualdade na economia do Brasil, com taxas abusivas de tributos, aumento descontrolado de preços da alimentação, transporte, vestuário, bens de consumo, entre outros”, comenta.

Segundo o estudante, o conceito principal do cartaz apresenta, de forma clara e objetiva, uma referência ao Congresso Nacional, ilustrado pelos pratos, e ao desperdício de recursos da população, demonstrado pela comida. “Busquei atrair um olhar do espectador para o lado ‘cheio’ para que se deparasse com o esbanjamento em forma de texto e de comida, deixando o lado oposto vazio, representando muitos brasileiros que não têm o que comer”, argumenta Morsch.

Segundo ano da Univates entre os finalistas
Em 2014, o cartaz feito pelo coordenador do curso de Design, Rodrigo Brod, e pelo diplomado em Publicidade e Propaganda Germano Hentges Redecker também foi finalista do concurso do cartaz do Prêmio Design MCB. Eles foram os únicos representantes premiados do Rio Grande do Sul e de fora das capitais brasileiras. Em um total de 657 cartazes inscritos, o trabalho de Brod e Redecker ficou entre os oito selecionados.

Texto: Tuane Eggers

Estudante Cristiano Morsch e professor Rodrigo Brod, que incentivou a participação no concurso

Design da Univates participou com 23 trabalhos inscritos