Univates recebe pesquisadoras indianas da área da paleobotânica

Postado em 06/04/2015 17h24min

Por Nicole Morás

Os estudos locais podem ser ampliados para a visão global quando há pontos de contato e compartilhamento de pesquisas, assim como vem ocorrendo com o projeto “Carvão vegetal macroscópico do Paleozoico Superior Gondwânico e suas contribuições para a construção de modelos paleoambientais globais”, coordenado pelo Prof. Dr. André Jasper, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates.

Focado inicialmente na ocorrência de paleoincêndios vegetacionais durante o Paleozoico Superior do Gondwana na Bacia do Paraná, o estudo tem ganhado contribuição de pesquisadores internacionais, como é o caso da Dra. Rajni Tewari e da Dra. Deepa Agnihotri, do Birbal Sahni Institute of Paleobotany (BSIP), de Lucknow, Índia. Em visita à Univates, as pesquisadoras buscam aprender como estudar os carvões vegetais a fim de poderem realizar comparação formal entre os paleoambientes da Índia e do Brasil.

“Queremos ver as conexões existentes entre o que é estudado na Índia e aqui, já que os dois locais estavam próximos no paleocontinente de Gondwana durante a Era Paleozoica”, explica a Dra. Tewari. Ela destaca que ainda é muito cedo para que se tenham conclusões definitivas, porém, já foi possível fazer coletas que constituem boas bases para discussão. Conforme o Prof. Dr. Jasper, além de atividades na Univates, as pesquisadoras indianas também participaram de saídas de campo em áreas representativas desse sistema no Rio Grande do Sul.

O projeto tem suporte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Department of Science and Technology (DST), do governo indiano. Os recursos financeiros servirão para a mobilidade internacional de pesquisadores e de estudantes, devendo três alunos de doutorado e um pós-doutorando participar de missões na Índia até março de 2017. “Esse é um projeto que também tem a contribuição do Prof. Dr. Dieter Uhl, do Senckenberg Forschunginstitut und Naturmuseum, de Frankfurt am Main, da Alemanha. Essa ação de internacionalização demonstra que a pesquisa feita na Univates é de grande interesse, tanto social quanto científica, em nível nacional e internacional”, afirma o Prof. Dr. Jasper.

Sobre a Univates, a Dra. Tewari acredita tratar-se da melhor instituição de ensino superior que ela já visitou no Brasil. “É moderna e as pessoas são muito amigáveis. Gostaria de que meus filhos pudessem estudar aqui”, idealizou ela. A pesquisadora ainda elogiou a estrutura da Instituição, como o caso da Biblioteca, que tem áreas de estudo e o sistema de autoatendimento. “O câmpus também é bastante limpo, com espaços amplos e com ótimo aproveitamento da luz solar”. Da mesma forma, ela elogiou a cidade de Lajeado, afirmando que, apesar da distância, sente-se em casa e muito bem acolhida.

Participação em evento indiano
O Prof. Dr. André Jasper, da Univates, proferiu, no final de fevereiro, a palestra A palaeobotanical approach on the Late Paleozoic Gondwanan palaeowildfires durante a Conferência Internacional em Perspectivas Atuais e Questões Emergentes na Evolução da Gondwana, realizada na cidade de Lucknow, na Índia.

Devido à importância da temática nas áreas de Ciências Ambientais e Paleobotânica, o trabalho, decorrente da pesquisa conduzida por Jasper na Univates, foi apresentado como Keynote, ou seja, foi a palestra principal de uma das seções do evento, reunindo todos os conferencistas em sua plateia.

Jasper foi o único palestrante da América Latina no evento, que teve, ainda, a participação de pesquisadores dos Estados Unidos, de Taiwan, do Reino Unido, da Alemanha, da Rússia, de Israel, do Nepal e da Índia. Após a conferência, Jasper integrou o grupo de participantes que realizaram uma ação de campo para a coleta de material paleobotânico em sistemas sedimentares do Gondwana aflorantes na porção central da Índia.

Texto: Nicole Morás

Dra. Deepa Agnihotri e Dra. Rajni Tewari