Doutorandas são selecionadas para atividades na Alemanha

Postado em 23/01/2015 16h27min

Por Tuane Eggers

Duas doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates foram selecionadas, entre 20 vagas destinadas a toda a América Latina e a Ásia, para um curso de verão na Universidade de Heildeberg, na Alemanha. A bolsa de estudos concedida para as estudantes de doutorado Joseline Manfroi e Mariela Inês Secchi será totalmente financiada pelo Santander, por meio do programa Santander International Summer School for Doctoral Students.

Entre os dias 26 de setembro e 4 de outubro de 2015, as doutorandas participarão do Internationales Wissenschaftsforum Heidelberg – Fórum Internacional de Ciências Ambientais de Heidelberg. Já no período de 4 a 10 de outubro, elas foram convidadas a participar do German-Brazilian Symposium for Sustainable Development – 7º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável. Neste ano, o evento abordará a interação entre os recursos e processos da Terra e as sociedades humanas.

As doutorandas irão acompanhadas do coordenador do PPGAD, professor doutor André Jasper, que participará como palestrante. As estudantes contam que se sentem honradas com a seleção, já que foram selecionadas entre 20 vagas destinadas para doutorandos de toda a América Latina e da Ásia. “É muito enriquecedor poder apresentar nosso objeto de tese para pesquisadores renomados da área ambiental que estarão presentes no evento. Será uma grande oportunidade para troca de experiências e conhecimentos”, ressaltam Joseline e Mariela.

Esta será a primeira vez que Mariela viajará para a Europa e ela conta que está ansiosa para a experiência. “Estou numa expectativa muito grande. Fizemos nossas inscrições no evento, mas a seleção foi uma surpresa. No dia em que recebi o convite, não sabia como reagir”, lembra a doutoranda.

Joseline também afirma que ficou muito contente. “Principalmente, pela seleção ter sido realizada por uma universidade tão conceituada na área ambiental e uma das mais antigas da Alemanha e por ter nos concedido essa carta de crédito, ter apostado em nós, entre tantos inscritos de diversos países. Além disso, poder trocar experiências e ideias com tantos pesquisadores que são referências internacionais na área ambiental é realmente uma oportunidade ímpar”, salienta.

A seleção foi realizada por equipe da Universidade de Heildelberg, com base no objeto de tese e no currículo das doutorandas. O evento terá como tema geral as Ciências Ambientais e contará com diversas áreas temáticas de estudos e palestras, contando com explanações de pesquisadores de diversos países, como China, Alemanha, Chile, Brasil e Filipinas. O objetivo do curso é que os participantes de diversos países possam trocar informações e questionamentos sobre suas pesquisas.

Durante o Simpósio, as doutorandas farão apresentações das suas teses de doutorado. Ambas as alunas são orientadas pelo professor doutor André Jasper, sendo que o projeto de Joseline é intitulado “Assinatura ambiental e climática da paleoflora do sul da Bacia do Paraná, Permiano Superior” e conta com coorientação da professora doutora Margot Guerra-Sommer, da Ufrgs. E o título do projeto de tese de Mariela, “Ocupações pré-coloniais no Vale do Taquari - uma abordagem Arqueobotânica”.

Detalhes sobre o PPGAD Univates podem ser conferidos pelo site www.univates.br/ppgad.

Texto: Tuane Eggers

Mariela Inês Secchi e Joseline Manfroi participarão de atividades na Universidade de Heidelberg

Tuane Eggers