Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates adere ao software Brahms para organizar Herbário do Vale do Taquari

Postado em 07/07/2014 17h57min

Por Nathália Braga

Com instrução da mestranda em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela FURG Karine Massia Pereira, a funcionária do Museu de Ciências Naturais (MCN) da Univates Carolina Ely Schneider e a bolsista Fernanda Bruxel estão aprendendo a manusear o software Brahms, utilizado na organização de herbários. Entre segunda e terça-feira, dias 7 e 8 de julho, Karine repassará conhecimentos de gestão dos dados, obtidos em um curso realizado sobre o programa, para as estudantes de Ciências Biológicas da Univates.

Carolina é responsável pela organização do Herbário do Vale do Taquari (HVAT) e atua no local com o auxílio da bolsista de Apoio Técnico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Fernanda. De acordo com Carolina, antes os dados estavam armazenados em planilhas do programa Excel e, a partir da implantação do novo software, a Univates se encaixará no padrão de programa utilizado pelas redes de herbários do Rio Grande do Sul e do Brasil. “Para preservarmos as espécies, precisamos conhecê-las e, para isso, é necessário organizá-las”, explica a funcionária.

As atividades ocorrem com a supervisão da coordenadora do MCN, Miriam Helena Kronhardt. Ela acrescenta que Karine foi convidada a ensinar as alunas pois atuou nesse ramo, enquanto estagiava na FURG.

 

Texto: Nathália Braga

Funcionária e bolsista da Univates aprendem a utilizar o software Brahms

Nathália Braga

Notícias Relacionadas