Univates marca presença na Mostratec 2012

Postado em 26/10/2012 17h45min

Por Tuane Eggers

Entre os dias 22 e 27 de outubro, a Univates participa da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo, com diversas atividades. Uma delas é o projeto RGB Globe Univates, idealizado e produzido por alunos, nos Laboratórios de Automação da Instituição.

O material apresentado consiste em um aro de alumínio com 48 LEDs RGB que, ao girar, faz piscar os LEDs, que formam imagens tridimencionais em formato de esfera. O diferencial do RGB Globe é que exibe qualquer formato de imagem do computador, mas limitado a oito cores – preto, branco, vermelho, verde, azul, amarelo, ciano e magenta.

O integrante da equipe Eric de Quadros, aluno do Curso de Engenharia de Controle e Automação, conta que a ideia surgiu pela necessidade de criar algo inovador para divulgar a Univates nas feiras das quais participa. “Ele despertou grande interesse de todo o público da Mostratec, por ser um projeto que gera uma ilusão de óptica, que explora o fenômeno da persistência da retina humana, pois o olho não consegue perceber que é somente um aro com 48 LEDs, em vez de uma esfera com milhares de LEDs”, conta o aluno.

Além de Quadros, o projeto foi idealizado e produzido pelos funcionários e alunos Augusto Wolf, Cirilo Polidoro e Eduardo Lieberknecht, sob orientação de professores da Univates. A versão que está exposta na Mostratec também será exibida no estande da Univates na Expovale. Conforme o aluno, para as próximas versões do projeto, serão adicionadas imagens em movimento com maior número de cores, comunicação sem fio via Bluetooth, imagens com maiores resoluções, entre outras melhorias.

A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, de Novo Hamburgo. Destina-se à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do Ensino Médio e da educação profissional de nível técnico.

Estimulados pela Feira de Ciências da Univates, alunos de escola de Lajeado apresentam projeto na Mostratec

Entre os objetivos da Feira de Ciências da Univates está o de aproximar os alunos de escolas da região e o mundo da pesquisa. E essa proposta já está se tornando realidade, por meio de dois projetos que foram apresentados na Feira de Ciências de 2011 e estão sendo expostos na Mostratec, que prossegue até neste sábado, dia 27.

Os projetos “Física dos Foguetes” e “Dando Asas à Robótica”, foram desenvolvidos pelos alunos do Colégio Cenecista João Batista de Melo, de Lajeado, e conta com a coorientação das professoras da Univates Simone Stülp e Silvana Martins.

Mais detalhes no site www.mostratec.com.br.

Texto: Tuane Eggers