Olimpíada de Informática propõe desenvolvimento de jogos e animações

Postado em 25/10/2012 14h26min

Por Tuane Eggers

Nesta quinta-feira, dia 25, a Univates recebeu cerca de 60 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de seis diferentes municípios, que participaram da primeira competição da 4ª Olimpíada de Informática. A proposta da atividade é aproximar os estudantes da lógica da programação e verificar seus conhecimentos na área de Informática, premiando aqueles que obtiverem as melhores colocações. A segunda competição ocorre nesta sexta-feira, dia 26, com a disputa de um jogo de estratégia e raciocínio.

Conforme o coordenador da atividade, professor Evandro Franzen, na primeira competição, os alunos desenvolveram jogos e animações utilizando o software Scratch, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O teste é regido por normas e características das Olimpíadas de Informática de maior âmbito. Isso permite que os premiados na competição da Univates possam pontuar para participarem também de outras competições – por exemplo, a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e a International Olympiad in Informatics (IOI).

Para os alunos Eduardo Konrad e Gustavo Maldaner, do 6º ano do Colégio Estadual Poncho Verde, de Mato Leitão, a competição estava um tanto difícil. “Fizemos um painel de um campeonato de futebol, que tinha seis times, e deveríamos fazer um pódio com os três primeiros colocados, aparecendo o troféu e o campo de fundo”, explicam. Eles contam que ficaram sabendo da atividade na sua escola, e resolveram participar pela primeira vez. Para isso, estudaram alguns conceitos sobre o assunto com a ajuda de alguns livros. “Foi para ter uma experiência nova. Achamos que fomos bem na prova”, afirmam eles, que pretendem participar da próxima edição.

A competição de desenvolvimento de jogos é dividida em duas categorias: Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para as duplas que forem contempladas com os três primeiros lugares em cada modalidade, a premiação será de R$ 200,00 para o primeiro lugar; de R$ 150,00 para o segundo; e de R$ 100,00 para o terceiro. Já a premiação da disputa de jogos será de R$ 150,00 para o primeiro colocado; de R$ 100,00 para o segundo; e de R$ 50,00 para o terceiro.

A atividade recebeu cerca de 100 inscrições de alunos para as duas competições. A divulgação dos resultados está prevista para o mês de novembro, sem data definida até o momento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5599, ou pelo e-mail efranzen@univates.br.

Texto: Tuane Eggers