Feira de Ciências apresenta mais de 45 projetos

Postado em 24/10/2012 21h34min

Por Daiana Gomes Denardi

Teve início nesta quarta-feira, dia 24, a “II Feira de Ciências – Descobrindo talentos para a pesquisa”, que prossegue na quinta, dia 25. No quarto andar do Prédio 9 da Univates, estão expostos mais de 45 projetos de escolas de Lajeado, nas áreas das Ciências, que passarão por avaliação de um comitê composto por professores e alunos do Mestrado em Ensino de Ciências Exatas da Instituição.

A comissão escolherá os primeiros colocados de cada nível – Fundamental, Médio e Técnico –, que receberão uma bolsa de Pesquisador Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e participarão de projetos de pesquisa vinculados à Univates. Além disso, os trabalhos que obtiverem média final acima de 3,5 terão seu experimento submetido à Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia – Mostratec 2013 –, em Novo Hamburgo.

Um dos trabalhos expostos intitula-se “A Morte Ecológica”, e está a cargo das alunas Luíza Schwambach Bruxel e Ana Paula Nogueira Dapper, do Colégio Cenecista João Batista de Mello. “No primeiro estágio da morte ecológica, o corpo é mergulhado em nitrogênio líquido a -196ºC, ficando congelado e super quebradiço. Depois, é colocado em uma esteira onde fica vibrando até virar pó. Assim que vira pó, é colocado em uma caixa de amido de batata ou de milho. Essa caixa se decompõe muito rápido, então é enterrada com o corpo dentro e plantada uma planta sobre ela. Essa planta vai conseguir crescer com os nutrientes que estão na caixa”, explica Luíza.

Visitação

As escolas interessadas em visitar a Feira podem agendar sua visita pelo e-mail feiradeciencias@univates.br. A visitação pode ser feita das 8h30min às 11h30min, das 15h às 17h e das 19h às 21h30min. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Mais informações no site www.univates.br/feiradeciencias.

Texto: Daiana Gomes Denardi

Daiana Gomes Denardi

Tuane Eggers

Sustentabilidade é um dos temas mais abordados