Auditório lotado marca abertura do 6º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari

Postado em 22/10/2012 21h16min

Por Tuane Eggers

Nesta segunda-feira, dia 22, a Univates deu início ao 6º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari, que prossegue até o próximo sábado, dia 27. A palestra de abertura - “Os desafios da exploração de petróleo na camada pré-sal” - foi ministrada pelo gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras, o geólogo Durval Borba Bittencourt Junior, e lotou o auditório do Prédio 7.

No início da noite, a coordenadora do evento, professora Emanuele Gauer, e o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, professor Mouriac Diemer, deram boas-vindas ao público e falaram sobre a importância da atividade. “São mais de 100 pessoas que nos visitam nessa semana para ministrar palestras, oficinas e workshops. Isso mostra a complexidade de organizar um evento grandioso como esse”, ressaltou Diemer.

O professor também falou sobre a importância de promover a multidisciplinaridade. “O nosso mundo está cada vez mais conectado, as profissões estão cada vez mais multidisciplinares e os profissionais de destaque serão aqueles que conseguirão ir além das fronteiras da profissão”, destacou.

Em seguida, o palestrante da noite iniciou sua fala, explicando alguns aspectos sobre o petróleo. “O petróleo é um bem necessário, está fazendo bem para o país e precisamos ter esse bem à disposição”, comentou Bittencourt Junior, enquanto mostrava os componentes da matriz energética brasileira, em uma comparação entre 2009 e a previsão para 2030.

Além disso, o geólogo também explicou sobre as reservas estimadas da Petrobras no Brasil. Até o momento, foram descobertos 30 milhões de barris no país. “A cada ano, consumimos quase um milhão de barris no Brasil. Então, ainda temos 15,7 milhões de barris de reserva”, falou.

Segundo ele, o petróleo está contido no espaço poroso das rochas. Enquanto mostrava a relação de bacias sedimentares no Brasil, o geólogo destacou que o período que interessa para o petróleo são os últimos 550 milhões de anos no planeta. “Para encontrar essas rochas, são feitas pesquisas de geofísica, pois o petróleo pode estar até a oito ou dez quilômetros de profundidade”, disse. Em 2005, a empresa conseguiu o primeiro poço de pré-sal no país. “A curva de profundidade foi aumentando e o pré-sal agora está a 2.100 metros. É uma ousadia conseguir chegar até lá”, comentou.

Com o tema “Somar e Construir”, o objetivo do evento é propiciar um espaço multidisciplinar, baseado em discussões e trocas de experiências que fortaleçam o desenvolvimento social e cultural de todos os participantes. A programação completa do congresso pode ser conferida no site www.univates.br/cctec.

Ao longo da semana, serão oferecidos minicursos, palestras e oficinas, contemplando diversas áreas do conhecimento. Integrando a programação do CCTEC, também serão realizados a III Semana Acadêmica da Química e Engenharia de Alimentos, a V Olimpíada de Informática, o V Campeonato de Robótica, o VII Workshop de Engenharia e Tecnologia, a II Feira de Ciências, a VIII Semana Acadêmica das Engenharias, a XII Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo e a XII Semana Acadêmica do Curso de Ciências Exatas.

O investimento é de R$ 15,00 para alunos da Univates e de R$ 25,00 para demais interessados. Inscrições podem ser efetuadas pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.univates.br/cctec, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5227, ou pelo e-mail cctec@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Auditório lotado marcou a abertura do evento