Nesta segunda-feira, dia 8, a Univates realizou a palestra “Gestão Ambiental e Eteno Verde – Caso da Braskem”, ministrada pelo engenheiro Mauro Machado Júnior, que é especialista em meio ambiente da Unidade de Petroquímicos Básicos da Braskem. Além disso, ele atua como engenheiro de Saúde, Segurança e Meio Ambiente na empresa.
Após falar sobre sua trajetória e apresentar alguns dados da Braskem, que conta com 35 unidades industriais, Machado Júnior ressaltou que a matéria-prima renovável é mais rentável, principalmente nos países europeus. Ele questionou o público sobre conceitos conhecidos de sustentabilidade e disse que, para ele, sustentabilidade pode ser resumida em uma única palavra: sobrevivência.
Para ele, as empresas não investem em sustentabilidade porque gostam do meio ambiente, mas sim porque gostam de dinheiro - e sustentabilidade também é permitir que a empresa sobreviva economicamente. “Antigamente, as empresas tinham engenheiros sobrando e colocavam eles na parte ambiental. Hoje, elas brigam por esses profissionais. Não é difícil encontrar contracheques no valor de R$ 30 mil para engenheiros dessa área”, ressaltou.
Conforme Machado Júnior, a demanda por engenheiros ambientais não é somente da empresa, mas também dos clientes. “Nossos clientes também nos cobram sustentabilidade, porque nossa sobrevivência é a sobrevivência deles também”, comentou. Além disso, o palestrante também falou sobre a forma de produção e as vantagens do polietileno verde. “Nossa visão até 2020 é ficar entre as melhores empresas do mundo na redução de emissão de gases de efeito estufa e de consumo energético”, afirmou.
Texto: Tuane Eggers