Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Conceitos de virtualidade são abordados em ciclo de palestras

Postado em 05/10/2012 21h

Por Tuane Eggers

Nesta sexta-feira, dia 5, a Univates deu início ao ciclo de palestras gratuitas “Humanidades, Sociedade e Contemporaneidade”, ministradas pelo professor e mestre em Filosofia Alejandro Rojas Benjumea, que visita o câmpus por meio do convênio de intercâmbio com a Universidad San Buenaventura, da Colômbia. A atividade prossegue nos dias 8, 9 e 11 de outubro, e é aberta a alunos, professores e demais interessados.

No início do evento, a diretora do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas (CCHJ), professora Marlene Spohr, falou sobre a importância de discutir esses temas. Em seguida, o coordenador do evento, professor Rogério Schuck, salientou a relevância das palestras serem ministradas em língua espanhola, e que a Univates busca, cada vez mais, a ampliação do conhecimento em outros idiomas.

Em sua fala, o filósofo Benjumea explicou que um bom número de pensadores apresentam seus pontos de vista sobre realidade virtual e que, durante a noite, utilizaria conceitos dos franceses Gilles Deleuze e Pierre Lévy, principalmente. Conforme o palestrante, o exercício de Deleuze consiste em dar sentido à relação de base que sustenta o pensamento da realidade virtual, o laço entre problema e solução, a partir da noção de que os problemas são as próprias ideias.

Já para Lévy, que também estuda a noção de virtualidade, o virtual não é a negação do real – dessa maneira, a realidade fica mais complexa, mais dinâmica e com um maior senso de criatividade. Conforme o palestrante, uma coisa é pensar em objetos que foram desenvolvidos pela engenharia para serem suporte de virtualidade, outra coisa é pensar a natureza dessa realidade.

Benjumea também falou sobre a noção de espaço, sua relação com a matemática e como ela tem mudado ao longo do tempo. Ele comentou que conhecemos o espaço como um espaço plano, de acordo com as teorias já existentes, mas que também podemos pensá-lo de outras formas, como espaços curvos e repletos de nuances. Conforme o palestrante, a noção de tempo e espaço não é totalmente clara na virtualidade, mas já é sabido que a noção clássica não funciona para esse conceito.

Na próxima segunda-feira, dia 8, o tema abordado por Benjumea será “Sociedade Contemporânea e Pragmatismo”. Já no dia 9, o assunto será “Antropologia Jurídica”. E no dia 11, a palestra será sobre “Inteligência Artificial e desafios Contemporâneos”. As atividades ocorrem, a partir das 19h30min, no auditório do Prédio 11.

Inscrições podem ser efetuadas pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5508.

 

Texto: Tuane Eggers

Para o palestrante, a noção de tempo e espaço não é totalmente clara na virtualidade

Tuane Eggers

Tuane Eggers

Tuane Eggers

Para o palestrante, a noção de tempo e espaço não é totalmente clara na virtualidade

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas