Projeto aproxima alunos do Ensino Médio da Arquitetura e Urbanismo

Postado em 05/10/2012 19h09min

Por Tuane Eggers

Conteúdos explorados no Ensino Médio relacionados com métodos e técnicas abordadas no Ensino Superior foram base de atividades realizadas na última quinta-feira, dia 4, na Univates. Cerca de 20 alunos do 3º do Ensino Médio da Escola Érico Veríssimo, de Lajeado, participaram do projeto de extensão “1º Arquitetando”, coordenado pela professora do curso de Arquitetura e Urbanismo Merlin Diemer.

Utilizando materiais simples, como palitos, cola e alicate, os estudantes formaram uma superfície curva por meio de retas. No cotidiano da Arquitetura e Urbanismo, o elemento é mais conhecido como paraboloide hiperbólico. Conforme Merlin, a atividade é trabalhada na disciplina de Geometria Descritiva, com o objetivo de desenvolver a visão espacial dos alunos.

A professora explica que o projeto concilia conteúdos da graduação com o Ensino Médio para os alunos compreenderem a importância dos conteúdos que estão aprendendo agora em uma futura profissão. “Dessa forma, também podemos mostrar nosso curso e a estrutura de laboratórios que a Instituição oferece”, comenta. Após a finalização da atividade, os alunos participantes realizarão uma exposição na sua escola.

Uma das estudantes, Magali Luiza Lansing, já está decidida a estudar Arquitetura e Urbanismo na Univates. “É a área com a qual mais me identifico. Gosto dessa parte de cálculos, projetos e maquetes”, conta. De acordo com Magali, ela já teve a oportunidade de criar uma maquete em sala de aula, na disciplina de Matemática, quando desenvolveu uma casa sustentável.

Para a professora de Matemática da turma, Taila Gisch, o projeto é uma boa oportunidade de desenvolver atividades mais práticas. “Os alunos aprendem bastante e podem relacionar com as teorias da sala de aula, além de conhecerem um pouco mais sobre a profissão de arquiteto. Também tivemos um retorno muito bom por parte de alunos que já participaram”, explica.

Ao longo deste ano, oito turmas de Ensino Médio de quatro escolas participaram do projeto, que é gratuito e recebe inscrições das demais turmas interessadas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail arquitetando@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5415.

Texto: Tuane Eggers