Bolsistas da Univates são destaque em salões de Iniciação Científica

Postado em 05/10/2012 15h23min

Por Tuane Eggers

Entre os dias 1º e 5 de outubro, o formando em Ciências Biológicas, licenciatura, e bolsista de iniciação científica no Laboratório de Ecologia e Sensoriamento Remoto da Univates, Diego Anderson Dalmolin, participou do Salão de Iniciação Científica (SIC) da UFRGS, em Porto Alegre. Com a apresentação do trabalho “O papel da heterogeneidade microespacial no uso de micro-hábitats e coorrência de girinos com insetos predadores em poças na região do Vale do Taquari, RS”, orientado pelo professor Eduardo Périco, o aluno recebeu destaque na programação, na área de Ecologia Animal.

Diego desenvolve pesquisas na área de ecologia de anfíbios anuros (sapos, rãs e pererecas). Segundo ele, o principal objetivo é encontrar informações que possam indicar se os girinos possuem ou não preferência por algumas áreas dentro das poças de água em que se desenvolvem e quais são os motivos para ocupar essas áreas e dividi-las com seus predadores naturais, como insetos aquáticos.

Para o estudante, receber o destaque no evento foi uma conquista. “Chegamos num evento com muitos pesquisadores e bolsistas de universidades federais, que têm muita tradição na pesquisa, e mesmo assim nosso projeto foi selecionado como o destaque na área de Ecologia. Isso foi muito gratificante, ganhei ainda mais confiança e motivação para seguir em frente com pesquisas com girinos no mestrado, que pretendo iniciar no próximo ano”, conta.

Alunos recebem menção honrosa

Quatro alunos da Univates também receberam menção honrosa no II Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação (CICPG) da Unisinos, realizado durante o mês de setembro, em São Leopoldo. O estudante Leonardo Mayer, de Ciências Biológicas, bacharelado, apresentou um trabalho na área de Ciências Biológicas. Já a aluna Joana Beuren, de Ciências Biológicas, licenciatura, abordou a área de Ciências Exatas e da Terra.

A estudante Taciane Patrícia Mantovani, de Psicologia, optou pela área Multidisciplinar. Já a diplomada Fernanda Majolo, de Ciências Biológicas, licenciatura, também pesquisou sobre a área de Ciências Biológicas.

Texto: Tuane Eggers

Aluno Diego Dalmin e seu orientador, professor Eduardo Périco