Projeto do Pibid/Univates implanta brinquedoteca em escola pública de Lajeado

Postado em 03/10/2012 15h38min

Por Daiana Gomes Denardi

Neste semestre, foi inaugurada na escola municipal Lauro Mathias Muller, de Lajeado, uma brinquedoteca, conhecida como “Brinquelegal”. O projeto foi desenvolvido pelas alunas do curso de Pedagogia da Univates, em parceria com a escola, por meio do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Segundo a aluna Laura Nicele Kreutz, uma das bolsistas do Pibid que participou da criação da brinquedoteca, “o apoio da escola foi fundamental e a vontade de construir esse espaço para os alunos fez com que esta ideia logo se tornasse realidade”. Ao longo deste semestre, as alunas bolsistas do Programa idealizaram a organização do espaço, que se constituiu como um ambiente interdisciplinar e lúdico de aprendizagem. O processo envolveu um estudo da escola, procurando conhecer as expectativas das crianças, a troca de ideias com os professores, o estudo de jogos educativos, sua implementação com materiais reutilizados e a busca do aprofundamento teórico sobre a importância do brincar no processo de aprendizagem.

A supervisora do projeto, Cláudia Schvingel, destaca os diversos benefícios que a brinquedoteca trará para os alunos, como a hora do conto, o faz de conta, rodinhas de conversação, jogos e brincadeiras diferenciados. “Por meio desse projeto, buscamos desenvolver cada vez mais o raciocínio lógico das crianças, as linguagens, a expressão corporal, a criatividade, os sentimentos afetivos e o poder de concentração”, afirma.
A Brinquelegal é um espaço à disposição de toda comunidade escolar para o desenvolvimento de práticas pedagógicas diferenciadas. As ações do Pibid na escola terão continuidade até o primeiro semestre de 2013.

O Pibid

O Pibid foi criado com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena, das instituições públicas (federais, estaduais e municipais) e comunitárias, sem fins econômicos, de educação superior. Nesse sentido, o programa promove a parceria entre os órgãos administrativos, as instituições de ensino superior e as escolas públicas, tendo como objetivos qualificar a formação inicial de professores e a qualificação da escola pública.

A Univates participa do programa desde 2010, oportunizando aos alunos dos cursos de Letras, Ciências Biológicas, Ciências Exatas, História e Pedagogia o contato direto com diversas escolas da região. Desde agosto deste ano, também foram incluídos subprojetos de Educação Física e de Letras-Inglês.

Como participar

Foi lançado no início de setembro um edital permanente, no qual os alunos dos cursos contemplados podem se inscrever a qualquer momento. A avaliação considera Curriculum Vitae, memorial descritivo, coeficiente de rendimento acadêmico e questionário.

Mais informações podem ser encontradas no endereço www.univates.br/pibid ou solicitadas pelo e-mail pibid@univates.br.

Texto: Daiana Gomes Denardi

Projeto foi desenvolvido na escola municipal Lauro Mathias Muller