Professora explica a distribuição administrativa em Timor-Leste

Postado em 03/10/2012 09h03min

Por -

A professora e socióloga do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas (CCHJ) da Univates, Shirlei Mendes da Silva, foi selecionada para lecionar durante o ano letivo de 2012 na Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL). Ela envia notícias periódicas das atividades desenvolvidas nesse país.

Confira o último relato:

A distribuição administrativa em Timor-Leste

Timor-Leste é um país composto de distritos, subdistritos e sucos. Ainda não foram criados municípios, objeto de discussão parlamentar para o próximo ano. Segundo o Censo de 2010, 1.066.409 habitantes vivem em 13 distritos, sendo que cerca de ¼ da população vive na capital, Díli. No total, são 67 subdistritos e 442 sucos. Díli está dividida em seis subdistritos, com 31 sucos. O suco equivale à divisão em bairros.

Cada suco possui um chefe, eleito pela população local em eleições oficiais do governo nacional. O chefe de suco deve ser uma espécie de liderança carismática (conceito de Max Weber), capaz de dirimir conflitos pontuais. Ele também possui um poder legado pela tradição, pois a estrutura dos sucos existe desde que os portugueses chegaram a Timor. Segundo Thomaz (2008:392), a organização social timorense antes da chegada dos portugueses era formada por “chefaturas hierarquizadas a quatro níveis (povoação, suco, reino e ‘império’ ou confederação de reinos), num sistema muito semelhante ao feudalismo da Europa medieval”.

Shirlei Ines Mendes da Silva

de Díli, Timor-Leste